[R-br] calculo de volume de função numérica

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Sexta Agosto 12 23:46:52 BRT 2011

Julio

se entendi bem voce quer uma aproximação a uma integral dupla
que é o volume deste solido

o seu grid correponde a discretizar o dominio da função.
Portanto apoica-se aqui as mesmas ideias de aproximar uma integral pelos
análogos as regras do retangulo ou
trapézio em 3D

Em resumo,
1. montar o grido com os pontos m-edios de "azulejos"que cobram o dominio
2.para  ponto  do grid calcule o valor da funcao
3. multiplique o valor pela area de cada celula
4. some os valores

a precisao fica por conta do numero de pontos no grid