[R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

Thiago Veloso thi_veloso em yahoo.com.br
Quinta Agosto 4 18:41:41 BRT 2011

  Olá pessoal,

  Tenho quase certeza que esse assunto já foi discutido aqui na lista, porém não estou conseguindo encontrar o tópico.

  Possuo uma lista com cerca de 40 endereços em Porto Alegre. Gostaria de obter a localização geográfica destes endereços para mostrá-la em um mapa. Apesar de ter somente o endereço, com um pouco de esforço é possível conseguir o CEP de cada um deles.

  Sendo assim, há algum pacote combinado R/google maps que permita conhecer as coordenadas de um endereço a partir do seu CEP?

  Grato desde já,

  Thiago Veloso.