[R-br] como trabalhar os dados desbalanceados no R

Gilson Sanchez gilsonsch em gmail.com
Sábado Abril 30 18:36:51 BRT 2011

Pessoal,

mais uma vez consultando vc's
tenho um amigo que esta avaliando 4 substratos, 5 cultivares e 4 repetições
e muitas variáves de estudo.
então dentro das avaliações ele perdeu alguns dados, no SAS esses dados
perdidos são inseridos como ponto (.) no R são inseridos como NA, mas quando
eu tento fazer uma anova eu não consigo, sai erro, então como eu posso
trabalhar com esses tipos de dados

dados<-read.table("dados.estatistica.txt", header=TRUE)
dados
attach(dados)
anova <- lm(PTF~SUBST+CULT+REPET+SUBST:CULT, data=dados)
> anova <- lm(PTF~SUBST+CULT+REPET+SUBST:CULT, data=dados.y)
Erro em storage.mode(y) <- "double" :
  inválido mudar o modo de armazenamento de um fator
Além disso: Mensagens de aviso perdidas:
In model.response(mf, "numeric") :
  usando type="numeric" com um fator resposta será ignorada
outro, eu utlizaria o erro tipo III na anova?

--
MSc. Gilson Sánchez Chia

Laboratório de Fisiologia Vegetal

Embrapa Amazônia Ocidental

Fone: (92) 3303-7841
---
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade com o Meio Ambiente.
Please consider the environment before printing this email.
 Renew, Reduce and Recycle. The Planet Knows.