[R-br] grafico_dados longitudinais

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Quinta Abril 28 10:46:18 BRT 2011

Embora existam funcoes especificas em pacotes especificos aqui vao uma
possivel solucao usanbdo apensa funções básucas do R

foo <- data.frame(ind = c(1,1, 2,2,2, 3,3, 4, 5,5,5,5),
                   tempo = c(1,3, 2,4,5, 1,4, 3, 1,2,3,5),
                   dados = c(21, 23, 12, 14, 18, 23, 27, 13,
                             10, 11, 13, 19)
                  )
with(foo, plot(dados ~ tempo, type="n"))
with(foo, by(foo, ind,
              function(x) lines(x$dados ~ x$tempo, type="b")))