[R-br] grafico_dados longitudinais

Ayuni Sena ayuni88sena em yahoo.com.br
Quinta Abril 28 10:33:10 BRT 2011

Boa Noite Pessoal,
Estou precisando muito de uma ajuda com graficos...
Tenho um conjunto de dados longitudinais desbalanceados, onde cada amostra foi
medida duas ou tres vezes (dependendo da amostra) com intervalos de 1 a 2 anos
entre as medições.
Eu gostaria de plotar em um gráfico X1~X2, de modo que os pontos que
correspondem a mesma unidade amostral, porem em tempos diferentes, possam ser
ligados, unidos um ao outro, mostrando o que aconteceu com a unidade amostral de
um ano pro outro (aumentou X1 em função do aumento de X2, por exemplo).
Lembrando que  nem X1 nem X2 correspondem a variavel tempo.
Quero fazer algo semelhante a figura que esta disponivel no seguinte link:
http://www.datafilehost.com/download-e7370438.html
Alguem sabe como fazer isso no R?
Abraços
Ayuni