[R-br] Fatorial com reptições perdidas

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Domingo Abril 24 17:07:09 BRT 2011

Boa Páscoa a todos, estou analizando um experimento fatorial como variáveis respostas altura, diâmetro do peito, número de galhos, mdida da copa da árvore, os fatores são tipo de plantio (puro e mista) e aração (arado e aarado).

Cada medida tem 3 repetições, o problema é que em alguns casos, a árvore morreu, estou com um impasse, não sei se considero zero, fato que infuenciaria na média ou resposta perdida "missing" (NA).

Fiz uma tentativa usando o NA, rodei o modelo com aov, verifiquei os pressupostos, fiz o desdobramento das interações, quando tentei rodar o tukey, o R me deu a mensagem dizendo que x e y não tem a mesma dimensão.

Alguem poderia me sugerir o que fazer com a arvore morta?

Caso tenha que dropar os NA's como proceder?

Edson Lira

Estatístico

Manaus-Amazonas