[R-br] precisão numérica no R - uma falha?

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Sexta Abril 15 01:09:30 BRT 2011

On Thu, 2011-04-14 at 20:11 -0300, Cézar Freitas wrote:
> Acho que não fui claro o suficiente: os desvios deveriam, de fato, ser
> iguais (os números estão à mesma distância de suas respectivas
> médias), porém o R não retrata assim (independentemente da quantidade
> de dígitos) e eu fiquei surpreso.
>
> Na minha época, sei que havia coisinhas que evitávamos, como elevar
> números muito grandes ao quadrado para somá-los e depois dividi-los,
> quando era possível contornar o problema aplicando a divisão
> previamente, mas nas máquinas de hoje eu achei que não era necessário
> preocupar-se com tais acontecimentos.
>
> Alguma outra pista?

> [...]

Cezar,

Não tem pista nenhuma!

Nada mudou!

Só número que são potencias de 2 (2^t) ou que podem ser representados na
forma de uma fração x/2^y são representados de forma exatas por
computadores.

Questões como esta já foram levantadas algumas vezes na antiga R_STAT e
várias vezes na R-HELP

Sempre se manda a pessoa ver o link:

http://cran.r-project.org/doc/FAQ/R-FAQ.html#Why-doesn_0027t-R-think-these-numbers-are-equal_003f

e ler o documento

http://www.validlab.com/goldberg/paper.pdf

E se gasta um tempo até que a pessoas note que não existe representação
binária perfeita para seu problema.

Tudo que você que você sabia continua valendo até que se muda a
estrutura dos processadores e eles deixem de ser binários.

--
[]s
Tura