[R-br] Res: RES.: Função sigmóide! Função nls.lm

Gustavo Marcatti vgp.gustavo em yahoo.com.br
Domingo Abril 10 19:49:44 BRT 2011

Bom,
para meu uso a falta de sensibilidade de valores iniciais é essencial. Quando se
tem que ajustar uns 5 modelos e o seu resultado final é apenas o ajuste, aí tudo
bem. Porém no meu caso geralmente o modelo deve ser ajustado para uns 50
extratos e o ajuste é só a ponta do iceberg, ou seja, depois do ajuste varias
outras etapas são realizadas em cima desse ajuste.  Gosto da função nls.lm pela
sua robustez além disso ela tem tratamento de exceções já implementado, ou seja,
mesmo se não houver ajuste a sua rotina não vai parar. Em minhas rotinas sempre
faço gráficos para analise de cada ajuste (um exemplo é esse que o Walmes fez:
dados + curva ajustada).
Acho perigoso inserir o critério ajuste/ não-ajuste na escolha do modelo. Seria
deprimente eliminar um modelo dos alternativos só porque a nls não foi capaz de
ajustar (lembrando que nem todos têm a habilidade ou tempo de encontrar bons
chutes iniciais).

Gustavo Marcatti
Eng. Florestal
UFV