[R-br] RES.: Função sigmóide! Função nls.lm

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Sexta Abril 8 23:59:48 BRT 2011

Walmes,

Eu acredito que seja pertinente um comentário sobre essas funções. Eu gosto
da nls(), das opções que ela oferece e tudo mais. Nunca usei a nls.lm().
Isso porque nunca foi necessário, sempre me resolvi com a nls(). Eu
trabalhei com modelos não lineares na minha dissertação e por isso também
sempre fui procurado por colegas para resolver problemas de convergência.
Quando o modelo não dava certo eu trocava de modelo, as vezes o modelo era
não identificável, após inspeção gráfica eu via que não havia relação. A
ressalva que eu faço, é que essas funções podem deixar o usuário relaxado,
no sentido de que o cara vai chutar qualquer coisa, usar qualquer modelo e
obter estimativas e usá-las. Acho que o processo de estudar os dados e
aplicar modelos, requer antes um estudo minucioso para ver se há
compatibilidade dados/modelo e depois de funções para a tarefa. Eu já
ajustei modelos não lineares em outros programas (fase negra da minha vida,
antes de conhecer o R), e quando fui fazer a curva de predição observei que
as estimativas eram totalmente sem sentido. E os programas que eu usava eram
famosos e tals, todo mundo põe a mão no fogo por eles. Do meu ponto de
vista, se você não consegue ajustar um modelo aos seus dados após correta
escolha dos chutes, verificar os gráficos, etc, não troque de função, troque
de modelo. Se você tem um modelo que alcança/explica os seus dados, a nls()
vai estimar parâmetros para você.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani