[R-br] Pintando os ladinhos de uma distribuição normal com o comando polygon {graphics}

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Sexta Abril 1 15:30:54 BRT 2011

Olá pessoal.
Bem eu estava lendo um livro aqui, o The R Book do M. J Crawley(2007)
E na pagina 212 tem uma figura que to tentando reproduzir mas num to
conseguindo.
A ideia é mais ou menos o seguinte.

#Primeiro temos la um plot de uma curva de distribuição normal com 3
desvios:

x<-seq(-3,3,0.01)
y<-exp(-abs(x)^2)
plot(x,y,type="l")

#Dai se no exemplo dele ele fala que se trata de dados de alturas de
pessoas, onde a media é 170cm e desvio padrão de 8cm
#dai eu mudei o eixo X da seguinte forma

altura<-170+(8*x)
plot(altura,y,type="l")

#dai o grafico fica com a a distribuição baseado no dados em questão altura
e nao em unidades de desvio.
#então chega o meu problema, ele nao deixo codigo de como faze o pintadinho
de ver a chande de alguma coisa.
#por exemplo, alturas menores de 162, qual a chance de ver alguem menor de
162.
#eu vi naquelas listas de graficos que tem codigo que da pra marcar isso com
o comando polygon
#mas eu nao to conseguindo usalo direito pra isso, e no help dele os
exemplos nao me ajudaram muito
#algo assim

plot(altura,y,type="l")
polygon(c(146,162,162),pnorm(c(-3,-1,-3)),col="black")

#mas eu nao quero fazer um triangulo, tinha que ser aquela curvinha seguindo
os valores de y, mas ai como ter varios
#valores de y ao longo dos de x pra fica bonitinho que eu nao to
conseguindo, acho que olhando a figura da pra entender
#minha duvida

Obrigado a todos.
--
Grato