correlação robusta em dados longitudinais

Amigos de R, Estou conduzindo uma análise de dados longitudinais com a função nlme::lme. POr enquanto o melhor modelo que tenho é expresso como: f7 <- lme(Velocidade ~ lado + as.factor(dia) ,data=l,random = ~1|Id/Arteria,correlation=corAR1(.8,form=~dia)) Nessa função eu gostaria que a correlçao fosse considerada para os diferentes grupos dado para a variável lado, porque que graficamente me parece ser diferente. Mas eu não consegui colocar esse argumento dentro de corAR1. Mas esse nem é o problema que me preocupa mais. A leitura fonte que tenho indica que sempre que possivel, deve-se utilizar uma correlaçao robusta, pois assim provavelmente evita-se o erro de assumir uma estrutura incorreta da correlação, apesar de eu ter experimentado várias. Mas eu não achei no pacote nlme qualquer função/argumento que me levasse acreditar que uma correlçao robusta esteja disponível. Alguem saberia saber no lugar de corAR1 é possivel utilizar alguma coisa que funcionasse como uma correlação robusta? Abraço, Dr. Pedro Emmanuel A. A. do Brasil http://blog.ipec.fiocruz.br/lapclin-chagas/ Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6597654894290806 ResearchGate.net: https://www.researchgate.net/profile/Pedro_Brasil2/ Instituto Nacional de Infectologia/Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - Brasil Av. Brasil 4365, CEP 21040-360, Tel 55 21 3865-9648 e-mail: pedro.brasil@ipec.fiocruz.br e-mail: emmanuel.brasil@gmail.com ---Apoio aos softwares livres www.zotero.org - gerenciamento de referências bibliográficas. www.broffice.org ou www.libreoffice.org - textos, planilhas ou apresentações. www.epidata.dk - entrada de dados. www.r-project.org - análise de dados. www.ubuntu.com - sistema operacional

Acredito que seja permitido você criar uma classe própria de correlação e passar para função. Veja a documentação. Walmes.

Pedro, fiquei com uma dúvida a partir do seu código. Não sei como são seus dados, mas suponho que o ID se repita em uma mesma artéria, não? Se sim o correto nao seria Arteria/Id na formulação dos efeitos aleatórios? ABS Em 30 de maio de 2014 10:18, walmes . <walmeszeviani@gmail.com> escreveu:
Acredito que seja permitido você criar uma classe própria de correlação e passar para função. Veja a documentação.
Walmes.
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
participantes (3)
-
Leandro Marino
-
Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil
-
walmes .