Divulgação de R como software livre de estatística

Caros, Pelo que estou aprendendo do R, penso em alguns pontos importantes sobre como falar para as empresas e instituições do governo a respeito do software livre em Estatística, o único que existe que atende requisitos mínimos, o R. Peço que apontem quando discordar de algum ponto. Obrigado. - uma programação mais extensa do que os outros sotwares estatísticos viáveis (que são pagos, a maioria não tão caros - Stata: 3.290 reais, Minitab: 2990 reais, o próprio Revolution R: 2000 reais, SPSS: um pouco mais, SAS: mais caro); - demanda mais tempo de aprendizado do que os demais também, antes de começar a usar; - uma das soluções para grandes bases e com point in click do R é paga, então acaba não tendo a vantagem de ser livre; - sem ser pago, o R também tem soluções de grandes bases e de point in click, mas é preciso já conhecer R de intermediário para avançado para conseguir instalar e conseguir usas essas opções. A maioria das pessoas que falam que o R faz tudo e gratuito, defende mas sem na hora saber fazer, tendo apenas o nível básico do software. Ainda preciso ver alguém com razoável conhecimento do R usando grandes bases de dados, ou testar os pacotes sugeridos pela lista (vou fazer isso). Richard

Richard... O R trabalha com grandes bases de dados. Baixei o Revolution e instalei na minha máquina e estou fazendo os testes com arquivos com grande qtdes de dados e estou obtendo bons resultados. Mas o R normal, o comum, tb trabalha com bases grandes de dados. Demora um pouco mais, mas dá resultado. Concordo com vc qto ao conhecimento do programa, principalmente com relação ao tempo. Mas, ainda prefiro o R. Abs. Gilbert. ________________________________ De: Richard Santos <jamesrichardsantos@gmail.com> Para: r-br <r-br@listas.c3sl.ufpr.br> Enviadas: Quarta-feira, 28 de Novembro de 2012 9:49 Assunto: [R-br] Divulgação de R como software livre de estatística Caros, Pelo que estou aprendendo do R, penso em alguns pontos importantes sobre como falar para as empresas e instituições do governo a respeito do software livre em Estatística, o único que existe que atende requisitos mínimos, o R. Peço que apontem quando discordar de algum ponto. Obrigado. - uma programação mais extensa do que os outros sotwares estatísticos viáveis (que são pagos, a maioria não tão caros - Stata: 3.290 reais, Minitab: 2990 reais, o próprio Revolution R: 2000 reais, SPSS: um pouco mais, SAS: mais caro); - demanda mais tempo de aprendizado do que os demais também, antes de começar a usar; - uma das soluções para grandes bases e com point in click do R é paga, então acaba não tendo a vantagem de ser livre; - sem ser pago, o R também tem soluções de grandes bases e de point in click, mas é preciso já conhecer R de intermediário para avançado para conseguir instalar e conseguir usas essas opções. A maioria das pessoas que falam que o R faz tudo e gratuito, defende mas sem na hora saber fazer, tendo apenas o nível básico do software. Ainda preciso ver alguém com razoável conhecimento do R usando grandes bases de dados, ou testar os pacotes sugeridos pela lista (vou fazer isso). Richard _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.

Meu primeiro pacote estatístico foi o Minitab Depois aprendi a usar o SAS Já no fim da graduação, tive contato com o SPSS e o SYSTAT (Hoje faz parte do SPSS) Fui aprender a usar o R em 2002 em um projeto no MEC. Sinceramente, o R pra uso geral é MUITO superior aos demais. Pacotes como o Minitab chegam a perder o sentido prático (Pagar por algo que você tem de graça) Aí vem o mercado. Hoje, a realidade do mercado é que as grandes empresas usam o SAS (E pagam milhões de reais em consultoria para este software. Mas o SAS possui um custo proibitivo para as pequenas e médias empresas. Este é o mercado do R hoje. Mas é melhor olhar o seguinte link: http://r4stats.com/articles/popularity/ para entender como realmente pensa o mercado HOJE []s Leonard de Assis http://about.me/ldeassis Em 28/11/2012 10:52, Gilbert Queiroz escreveu:
Richard... O R trabalha com grandes bases de dados. Baixei o Revolution e instalei na minha máquina e estou fazendo os testes com arquivos com grande qtdes de dados e estou obtendo bons resultados. Mas o R normal, o comum, tb trabalha com bases grandes de dados. Demora um pouco mais, mas dá resultado. Concordo com vc qto ao conhecimento do programa, principalmente com relação ao tempo. Mas, ainda prefiro o R. Abs. Gilbert.
------------------------------------------------------------------------ *De:* Richard Santos <jamesrichardsantos@gmail.com> *Para:* r-br <r-br@listas.c3sl.ufpr.br> *Enviadas:* Quarta-feira, 28 de Novembro de 2012 9:49 *Assunto:* [R-br] Divulgação de R como software livre de estatística
Caros, Pelo que estou aprendendo do R, penso em alguns pontos importantes sobre como falar para as empresas e instituições do governo a respeito do software livre em Estatística, o único que existe que atende requisitos mínimos, o R. Peço que apontem quando discordar de algum ponto. Obrigado.
- uma programação mais extensa do que os outros sotwares estatísticos viáveis (que são pagos, a maioria não tão caros - Stata: 3.290 reais, Minitab: 2990 reais, o próprio Revolution R: 2000 reais, SPSS: um pouco mais, SAS: mais caro);
- demanda mais tempo de aprendizado do que os demais também, antes de começar a usar;
- uma das soluções para grandes bases e com point in click do R é paga, então acaba não tendo a vantagem de ser livre;
- sem ser pago, o R também tem soluções de grandes bases e de point in click, mas é preciso já conhecer R de intermediário para avançado para conseguir instalar e conseguir usas essas opções. A maioria das pessoas que falam que o R faz tudo e gratuito, defende mas sem na hora saber fazer, tendo apenas o nível básico do software. Ainda preciso ver alguém com razoável conhecimento do R usando grandes bases de dados, ou testar os pacotes sugeridos pela lista (vou fazer isso).
Richard _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br <mailto:R-br@listas.c3sl.ufpr.br> https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
participantes (3)
-
Gilbert Queiroz
-
Leonard de Assis
-
Richard Santos