Re: [R-br] Testes de Comparação Múltipla! Análise Multivariada!

Em 1/7/2011 18:55, Benilton Carvalho escreveu:
2011/7/1 Cesar Rabak<cesar.rabak@gmail.com>:
Em 1/7/2011 17:01, Benilton Carvalho escreveu:
2011/7/1 Cesar Rabak<cesar.rabak@gmail.com>:
Em 30/6/2011 20:51, Benilton Carvalho escreveu:
Para reflexão: se w é uma obs Bivariada com componentes (x1, y1), que critérios usar p determinar se ela é maior / menor / igual q z =
(x2,
y2)? [snipped] Suponha que W represente o perfil de expressao genica (digamos, em apenas 200 marcadores simultaneamente; os casos com que trabalho envolvem alguns milhoes de marcadores simultaneamente com milhares de pacientes) em pacientes com cancer... e que Z seja o analogo em pessoas saudaveis.
Se voce quiser avaliar a hipotese de que os pacientes apresentam um perfil genico (no subconjunto acima) de maior expressao que pessoas saudaveis, como voce definiria tal ordenacao?
Atualmente, uma 'solucao' eh voce efetuar testes marginais e corrigir por testes multiplos... Mas, se "soubessemos ordenar nesse dominio", talvez pudessemos ter testes mais poderosos.
Enfim... so' umas ideias pra quem gosta de refletir.
Benilton, Você passou a conversa de obs Bivariada para dois vetores de expressão gênica, que salvo melhor informação, são melhor pensados como seqüências de um dicionário formadas por um alfabeto de quatro símbolos. Nesse caso a melhor abordagem seria usar uma ordenação lexicográfica considerando esses símbolos com alguma "ordem" arbitrária, como por exemplo as próprias letras que sóem representar genes. Obviamente, essa ordenação não tenhuma relação com a expressão ou não, mas mantendo uma analogia com o dicionário, pode-se imaginar uma transformação entre essas seqüências e o que o nosso conhecimento já é capaz de reconhecer como "marcadores", por exemplo. []s -- Cesar Rabak GNU/Linux User 52247. Get counted: http://counter.li.org/
participantes (1)
-
Cesar Rabak