
Oi Fernando, alguns comentarios antes.... Quando vc diz de interpolar, vc quer "peso" como sendo sua variavel "Y" e "dia/data/etc" como eixo "X"... correto? Se for este o caso, a sua chamada de 'approx' esta' incorreta... o "X" e' o primeiro argumento... e o "Y" e' o segundo. Alem disso, no codigo abaixo, colocarei a interpolacao para funcionar direto das datas... se isso vai fazer sentido (ou nao), deixo pra vc "descobrir" (a dica e' que o R vai achar uma representacao numerica para data e converte-la antes do ajuste... experimente um pouco e veja se e' conveniente para o seu caso. Se nao for, crie a variavel adequada a priori). Usando o seu conjunto de dados de exemplo (colado abaixo apenas para conveniencia): set.seed(20) dados<-data.frame(ANIMAL=factor(rep(1:5,each=4)), Peso=rnorm(20,30,4), data=sample(seq(as.Date("01/04/2009",'%d/%m/%Y'), as.Date("30/04/2009",'%d/%m/%Y'),length.out=30), 20), day=1:20) Tudo o que vc precisa e' criar uma funcao que funcione num data.frame de mesma estrutura que este acima.... Veja o codigo abaixo: myf <- function(mydf) with(mydf, approx(data, Peso)) Tudo o que a funcao 'myf' faz e' a interpolacao Peso x data num data.frame generico chamado 'mydf'... Note que a funcao e' burra o suficiente pra nao saber que existem animais diferentes... mas se vc tivesse um data.frame para cada animal, isso funcionaria... Entao agora e' dividir os data.frames por animal e ter os resultados... Para isso, eu gosto de usar o pacote 'plyr'... Como a entrada de dados e' a partir de um data.frame (d) e a saida eu quero que seja numa lista (l), entao vc usa o comando 'dlply'... library(plyr) res <- dlply(dados, .(ANIMAL), myf) Por fim, o que isso faz e': pegar o seu data.frame completo, quebrar em data.frames menores usando a variavel 'ANIMAL' e, em cada data.frame menor, aplicar a funcao 'myf'.... Seu resultado 'res', e' uma lista... cada elemento da lista e' um resultado do approx para cada animal... b set.seed(20) dados<-data.frame(ANIMAL=factor(rep(1:5,each=4)), Peso=rnorm(20,30,4), data=sample(seq(as.Date("01/04/2009",'%d/%m/%Y'), as.Date("30/04/2009",'%d/%m/%Y'),length.out=30), 20), day=1:20) myf <- function(mydf) with(mydf, approx(data, Peso)) library(plyr) res <- dlply(dados, .(ANIMAL), myf) Em 1 de outubro de 2014 14:16, Fernando Souza <nandodesouza@gmail.com> escreveu:
Caros amigos
Estou necessitando faze a interpolação de algumas pesagens tomadas em diferentes animais. Eu preciso da interpolação feita para cada animal separadamente e o intervalo entre medidas não é fixo. Eu estou utilizando a função approx() no entanto devido ao número de animais utilizados fica muito dispendioso fazer fazer esta interpolação uma a uma. Por isso gostaria de uma função onde um pudesse automatizar este procedimento.
set.seed(20) dados<-data.frame(ANIMAL=factor(rep(1:5,each=4)),Peso=rnorm(20,30,4), data=sample(seq(as.Date("01/04/2009",'%d/%m/%Y'), as.Date("30/04/2009",'%d/%m/%Y'),length.out=30),20),day=1:20)
Estou tentando fazer uma função que estime os pontos da interpolação agrupados por Animal . Entretanto tenho pouco conhecimento em programação para fazer isso. Tenho tentado fazer isso, sem muito sucesso. Alguém poderia me ajudar? Abraços
aprendendo<-function(dados){ niveis<-levels(dados$ANIMAL) dia<-diff(dados$data) for(i in min(niveis):max(niveis)){
b<- approx(dados[dados$ANIMAL==as.numeric(i),]$Peso,dados[dados$ ANIMAL==as.numeric(i),]$data),n=15) } return(b) } _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.