
José Cláudio Acho que seria uma boa até se pensar em colocar estas coisas em alguma webpage, blog, sei lá Conversei uma vez com o Walmes sobre blogs e ele disse ter uns macetes bons pra publicar isso em blogs com wordpress, acho que seria bem interessante TAMBÉM esta abordagem. O que acha? lmassis <at> yahoo <dot> com <dot> br assis.leonard <at> gmail <dot> com 2011/8/19 Jose Claudio Faria <joseclaudio.faria@gmail.com>
Guilherme,
Acho que o R faz toda a diferença no ensino!
Sim, tenho mais algumas coisas que facilitam o ensino de inferência do ponto de vista frequentista. Vou estar postando nesse tópico.
Abs, -- ///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\ Jose Claudio Faria Estatistica - Prof. Pleno UESC/DCET/Brasil joseclaudio.faria at gmail.com ///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\
Em 19 de agosto de 2011 11:43, Guilherme Moraes Ferraudo <guiferraudo@gmail.com> escreveu:
Claudio muito interessante esse script. E concordo com vc, isso faz muita diferença ao explicar probabilidade para um aluno ou qualquer outra pessoa que nunca ouviu falar em distribuição. Não há nada pior do que aprender estatística com exemplos de dados de 6 faces.
Vc tem algum outro material sobre outras distribuições??? Eu realmente não tenho nada em código. Tento explicar através de exemplos mas não mostrando no R.
Parabéns pela iniciativa.
Abs
Em 18 de agosto de 2011 19:19, Jose Claudio Faria <joseclaudio.faria@gmail.com> escreveu:
Uma das coisas que considero mais interessantes ao adotar o R em um cursos introdutórios de Probabilidade e Estatística, é possibilitar que os estudante entendam (efetivamente) o que são as distribuições de probabilidades (inf. paramétrica) que eles estão começando a usar para tomar decisões em situação de incerteza. (Em outra palavras,: jogar a mágica na lata de lixo!)
Uma das que mais gosto, que pode vir a ser útil para outras pessoas está abaixo: (Estou socializado: sujeito a críticas e sugestões...)
# Simulação da origem da distribuição F (Snedecor) # Autor: J.C.Faria
# Tamanho das amostras nn <- 05 # Tamanho da amostra do numerador nd <- 10 # Tamanho da amostra do denominador
# Características da população mu <- 10 sigma <- 2
# Normal padrão # mu <- 0 # sigma <- 1
# Número de pares de amostras n <- 1e4
# Simulação s2n <- apply(matrix(rnorm(n*nn, mu, sigma), ncol=nn), 1, var)
s2d <- apply(matrix(rnorm(n*nd, mu, sigma), ncol=nd), 1, var)
require(fdth) plot(fdt(s2n/s2d, start=0, end=10, h=.05), type='d', xlim=c(0, 10), ylim=c(0, 0.8))
curve(df(x, nn-1, nd-1), col='darkgreen', add=TRUE, lwd=2)
A conclusão óbvia a que se chega: A distribuição F descreve como se distribui a razão entre duas estimativas da variância de uma população normal!
Portanto: Pode ser usada para decidir (sob as devidas condições) se duas estimativas da variância podem, ou não, serem consideradas como provenientes de uma mesma população normal. (Que é o uso mais básico da distribuição F, ou seja, teste de precisão).
Gostaria de ver a galera desentocar esse tipo de script e postar aqui na lista! (Tenho mais uns poucos nessa linha)
Abs, -- ///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\ Jose Claudio Faria UESC/DCET/Brasil joseclaudio.faria at gmail.com ///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\ _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
-- Guilherme Moraes Ferraudo Jaboticabal/Campinas - SP http://lattes.cnpq.br/2096118558794430 _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.