Walmes, bom dia
Pois bem, li seu material e consegui multiplicar! Se você puder ajudar, aqui vai uma questão:
Ajustei um modelo que consta no livro Ramalho et al., 2005, cap 8 pág 126, igual ao que eu transcrevi no 1º email, que eu repito aqui:
\[ y_{ijk} = \mu + t_i + r_j + (tr)_{ij} + s_k + (rc)_{jk} + (ts)_{ik} + e_{ijk} \]
Estou interassado realmente nos comp da variância... que independe do problema do satterthwaite (já que não envolve a fonte do problema, a meu ver!). Mas uma coisa interessante para se estimar é se a fonte de variação colheita é significativa, assim pretendia estimar a significância dessa fonte. Pela esperança dos QM para o teste F, eu preciso combinar QMs da seguinte forma:
\[ F_{colheitas} = \frac{QM_{colheita} + QM_{erro}} {QM_{bloco x colheita} + QM_{trat x colheita}} \]
No mesmo livro, Ramalho, et al., 2005, cap 5, pág 76, tem as expressões do Satterthwaite para os dois graus de liberdade (numerador e denominador), que são iguais!.
Aí fui olhar seu código, com os respectivos exemplos...
Pelo que pude compreender sua função da expressão de sattertwaite estima só o gl do numerador (ou denominador), estou errado? Se eu quiser além desse, estimar o grau de liberdade do denominador, que também é uma combinação de QMs posso usar a mesma expressão?
Comparativamente ao seu exemplo no tópico 15, BL é bloco, obviamente, ES é o equivalente ao
meu tratamento, AD é seria o equivalente a minha fonte colheita. Pude perceber que é análogo ao modelo do tópico 15, mas acrescentei mais uma interação, a bloco x colheita (BL:ES).
Agora o que exatamente pega é... o teste F para colheitas eu consigo estimar pela expressão, mas os devidos graus de liberdade (do numerador e do denominador) eu usei a função "satter" e no número de níveis do fator, como em alguns QMs são interações eu pus o produto dos níveis de cada fator envolvido, isso está certo?
A propósito olhei o material, muito bom hein... E mais, pelo menos no meu entendimento essa expressão do satterthwaite valia um CMR lá no ridiculas!
obrigado abraço,
FH
Fernando,
Veja o tópico 15 e 16 desse material http://www.leg.ufpr.br/~walmes/cursoR/cursoR4.pdf. Fiz uma função para obter o valor do grau de liberdade e quadrado médio combinado para o desdobramento da interação.
À disposição.
Walmes.
==========================================================================
Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes@ufpr.br
twitter: @walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes
linux user number: 531218
==========================================================================
2011/4/29 Fernando Henrique Toledo <fernandohtoledo@gmail.com>
_______________________________________________Prezados colegas de lista,
Realizei uma análise em DBC (4 repetições, 10 tratamentos, mais de uma colheita), conforme o modelo de parcelas subdividas no tempo, ou seja: y_{ijk} = \mu + t_i + r_j + (tr)_{ij} + s_k + (rc)_{jk} + (ts)_{ik} + e_{ijk}, assim nas os testes F (e o p-valor), para a fonte de variação colheita (s_k) deve ser feitas de acordo com as esperanças e para tal faz-se necessário a combinação de alguns quadrados médios, portanto tem que se realizar a aproximação por Welch-Satterthwaite, como posso realizar isso no R? Aberto a qualquer sugestão... Grato desde já!
att,
FH
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
_______________________________________________
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br