Cesar Raback, obrigado pelo comentário. Bem, a variável resposta altura de alimentação é quantitativa mesmo. Medida em centímetros. Sobre a questão da diferenciação dos peixes na interação intraespecífica, eu posso diferenciá-los durante filmagens que integram o experimento.
Carlos Alberto Algarves Peixoto Neto
Romanos cap. 5: vers. 8 (NVI)
___
Date: Tue, 16 Jan 2018 18:07:51 -0200 From: Cesar Rabak <cesar.ra...@gmail.com> To: a lista Brasileira oficial de discussão do programa R. <r-br@listas.c3sl.ufpr.br> Subject: Re: [R-br] Como trabalhar com medida repetida para um mesmo indivíduo Message-ID: <cakrf98nub3c6f3pos1h5krjnbr7rf2arqqth_5cpotvd9yx...@mail.gmail.com> Content-Type: text/plain; charset="utf-8" Carlos, Para responder essa pergunta você é necessário precisar como você medirá a resposta: em princípio, ao você mencionar que a variável resposta seria a "altura de alimentação", pareceria que essa variável seria contínua. Outro ponto importante é que a análise estatística que você vai fazer pressupõe que você vai estimar a resposta do seu experimento para uma "população" desses animais, por isso vale a pena investigar qual seria a possível distribuição dessa variável para identificar formas de comparação que tenham o máximo poder estatístico. No caso quando você fala dos mesmos peixes, você teria condições de identificar um a um para a análise do pareamento? HTH -- Cesar Rabak
Caros colegas, busco ajuda para gerar uma análise no R. Estou iniciando o uso do software. Tenho um conjunto de dados e investigo o que segue: se o efeito da interação entre tamanhos diferentes de uma espécie de peixe - tamanhos "grande" e "pequeno" - pode afetar a altura de alimentação em lâminas dispostas em tanques.
Também inseri uma outra especie de peixe com tamanho padronizado para ver interação interespecífica.
Os tratamentos são o focal separado, exemplo: 1- peixe grande focal sozinho. Os demais tratamentos são par-a-par : 2- peixe grande focal com outro peixe grande e 3- mesmo peixe focal grande com um peixe pequeno. 4- peixe focal grande com peixe de outra espécie.
O mesmo esquema é reproduzido para os peixe focais pequenos.
Obs 1: Os peixes mesma espécie não são irmãos.
Obs 2 : Durante os testes alguns peixes focais de ambos os tamanhos não foram as lâminas isso deixou células vagas na tabela de dados.
Qual análise posso usar tendo em vista medidas repetidas de um mesmo animal (peixes focais)?
Como lidar com os dados ausentes na tabela (missing data)? Imputação?
Segue exemplo de dados:
https://drive.google.com/
open?id= 18rIlIO1HtrjSlX1mKIzDauoxWhJ37 EHu
Carlos Alberto Algarves Peixoto NetoBiólogo | Universidade Federal do Maranhão - UFMALaboratório de Herpetologia e Ecologia Aplicada a Conservação - LHEAC/UFMAPrograma de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação - PPGBC/UFMA__"O amor de Deus: Cristo morrer em nosso favor quando ainda éramos pecadores."Romanos cap. 5: vers. 8 (NVI)