
*Outra possibilidade é ver as possibilidades de usar os ms offices no linux través de softwares que emulam o windows para esses programas... salvo engano funcinonam muito bem com o office 2003... *Atenciosamente, Leandro Marino http://www.leandromarino.com.br (Fotógrafo) http://est.leandromarino.com.br/Blog (Estatístico) Cel.: + 55 21 9845-7707 Cel.: + 55 21 8777-7907 Em 17 de julho de 2011 11:12, Benilton Carvalho <beniltoncarvalho@gmail.com>escreveu:
Ao usar linux, se vc nao tiver previa experiencia, vc pode sofrer um pouco com o aprendizado e com a tentacao de compilar tudo o que vc queira usar.
Se voce depender de "troca de arquivos" com outras pessoas, e' possivel que voce tenha um ou outro problema com perda de formatacao (estou assumindo que seus colaboradores estejam usando MS-Office e vc algo como OO). Dai', vc pode se beneficiar mais se pude usar formatos "nao-proprietarios" (ie, txt/csv, etc) ou "padronizados entre plataformas" (pdf/hdf5/etc).
O R nao fica "mais disposto" em um ou outro OS. O problema que voce pode observar e' o Windows estabelecer limites que outros OS'es nao forcam tais limites. Adicionalmente, eu acho q a vantagem de sair do Windows para *NIX e' mais proeminente se vc for usar OS em 64 bits, caso contrario voce tera' sua produtividade afetada por ganhos que, nas suas atividades, possam ser minimos.
Por outro lado, como linux te oferece um ambiente POSIX padrao, voce tera' mais facilidades para execucao de tarefas em paralelo.
Como 25% do seu trabalho e' associado a Excel e outros 25% em producao de relatorio (vc nao mencionou o que vc usa para tal), acho mais prudente voce instalar o Open Office na sua maquina atual (Windows) e ver quais seriam as consequencias para voce em usar uma ferramentas alternativas ao Excel/Word... Depois disso, voce deve estar em melhores condicoes de fazer uma decisao informada.
b
2011/7/17 Pedro Rafael <pedro.rafael.marinho@gmail.com>:
Pessoal estou pensando seriamente sair do Windows para Linux. Sou estatísticos e trabalho com estatística, onde o que faço no trabalho corresponde a 50% usar o R, 25% usar o Excel e 25% escrever relatórios. Quase nunca, para não dizer nunca, necessitei de outros programas da estatística fora o R e o Gretl. A única coisa que tenho medo é de meus arquivos ou programas não estarem compatíveis para os outros usuários. Uma macro no Excel certamente não irá rodar no Calc e o contrário também é verdadeiro. O bom ganho que eu irei ter no Linux será a liberdade. Acredito que o R fica mais "disposto" trabalhando sobre um OS *UNIX o que também é um ganho legal. Alguém pode levantar prós e contras de ter o Linux para trabalhos estatísticos? Saudações, Pedro Rafael Diniz Marinho
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
-- Successful people ask better questions, and as a result, they get better answers. (Tony Robbins) _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.