
Walmes, Agradeço a orientação 'geométrica', bem mais que 2 centavos... e continuo aguardando outras contribuições. []s Luiz Roberto Luiz Roberto Martins Pinto Prof. Pleno/DCET/UESC Laboratório de Estatística Computacional Universidade Estadual de Santa Cruz Ilhéus-Bahia luizroberto.uesc@gmail.com skype: lrmpinto http://lattes.cnpq.br/2732314327604831 Em 15 de março de 2014 20:12, walmes . <walmeszeviani@gmail.com> escreveu:
Luiz,
Considerando a interpretação geométrica associada aos modelos lineares, os graus de liberdade indicam a dimensão do sub-espaço vetorial definido pelo modelo. Por exemplo, seja y um vetor de dimensão 10, seja o modelo de regressão linear simples b0+b1*x para a média, como têm dois parâmetros, esse modelo descreve um plano (2 dimensões) no espaço de 10 dimensões. O seu vetor de valores preditos para y é função de dois parâmetros e está "preso"/restrito à duas dimensões (sob um plano) no espaço de 10 dimensões. Em modelos não lineares nos parâmetros não se tem planos ou hiperplanos mas superfícies de formatos não regulares e inclusive existem medidas de curvatura para caracterizar sua característica não planar e irregular. São meus 2 centavos.
À disposição. Walmes.
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.