Dando o "meu pitaco" também, acho que para testes como ANOVA e quetais em adição às considerações já colocadas seria muito mais conveniente que os autores dos trabalhos disponibilizassem dados brutos para a (verificação da) análise.

Muitos artigos trazem os "resultados" de uma ANOVA onde somente o p-valor e algumas estatísticas básicas são tabuladas e nem a tabela ANOVA você consegue analisar. . .

Aí com uma cajadada poder-se-ia verificar os resultados e caso houvesse(m) discrepância(s) examinar se a origem teria sido nos SW ou outros pontos no processo.

[]
--
Cesar Rabak



2014-08-26 11:25 GMT-03:00 Fernando Souza <nandodesouza@gmail.com>:
Caros colegas,

Estou corrigindo um artigo onde a autora utilizou um software que desconheço:

BARBOSA, J.C.; MALDONADO JR., W. AgroEstat: sistema para análises estatísticas de ensaios agronômicos. Versão 1.0. Jaboticabal: Departamento de Ciências Exatas, 2010.
 
Fiz uma busca na internet para obter informações sobre o software e obtive alguns trabalhos publicados que utilizaram esse software mas nenhum link ou referência que me direcione para um local onde posso baixar ou  comprá-lo ou algum manual do software.

Minha dúvida é: Como proceder com softwares desconhecidos. Há quem diga que o resultado é o mesmo que softwares consagrados e que não há diferenças, pois Anova é tudo igual. Ou que quem realiza a análise acaba validando o software, pois cabe ao analista assegurar os resultados. Há revistas que questionam o uso de softwares não conhecidos.
 Eu creio que não e que softwares mais conhecidos são validados pelo seu uso pela comunidade e caso não conhecemos seu funcionamento, podemos recorrer a um colega ou buscar alguma comunidade ou informações na net.

Qual é a opinião de vocês?

Atenciosamente



Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.



_______________________________________________
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.