
Caros até onde sei (e segundo informações do Bill Venables) a função multinomial está no pacote nnet simplesmente por utilizar os algoritmos ali disponíveis, uma vez que este modelo pode ser configurado como uma rede particular. Em outras palavras, é uma análise usual, com ajuste por verossimilhança, mas que aproveita o mecanismo de calculo implementado ali. Há outras implementacoes mais recentes mas seria necessário entao uma busca. On Wed, 17 Aug 2011, Rodrigo Pereira wrote:
Prezados FH, Walmes, Paulo e demais colegas. Obrigado pela ajuda e pela atenção de vocês.
FH, estou tendo a mesma dificuldade que você está levantando e por isso fiz o questionamento no grupo. Para você ter uma ideia, cheguei a ajustar um modelo utilizando o SPSS e ele me forneceu resultados interessantes, mas ao mesmo tempo "muita coisa" desnecessária e "muita coisa" faltante.
Perguntei a alguns amigos do DEST da UFMG sobre o ajuste deste modelo utilizando o R, mas nenhum deles já trabalhou com tal tipo de ajuste no R. Apesar de você ter citado redes neurais (meu conhecimento é ínfimo!) acho que pode haver ajustes muito mais simples e práticos de trabalhar. Até cheguei a utilizar a dissertação da Cleonis (muito atenciosa em responder aos meus e-mails) para tentar sanar algumas dúvidas, mas ainda assim estou com dificuldades de fazer tal ajuste.
Enfim, vou aplicar as dicas do Walmes e do Paulo para tentar solucionar meu problema.
Abraço a todos e obrigado!
Rodrigo Pereira
2011/8/17 FHRB Toledo <fernandohtoledo@gmail.com> Rodrigo e Walmes,
Esse foi um tópico bem a calhar! Tenho "tentado" estudar esses ajustes sem qualquer compromisso. E fico, as vezes, na mesma... Já havia lido esses dois sites postados e gostado bastante! Infelizmente (estou usando um termo tosco) em ambos o enfoque é nos modelos de regressão, ainda não achei nada em modelo de ANOVA, nem sei na verdade se isso se aplica! A saída da rede neural é mais que elegante, mas ainda tenho dúvida e esperança de que haja uma forma ortodoxa de ajustar um modelo multinomial! Não vi o código da biblioteca "mlogit". Queria saber dos membros da lista que tem mais bagagem teórica se um "algoritmo" feito na mão não seria viável?
abraço, FH
2011/8/17 Walmes Zeviani <walmeszeviani@gmail.com> Rodrigo,
Sugiro a leitura das páginas
http://www.jameskeirstead.ca/r/how-to-multinomial-regression-models-in-r/ http://www.ats.ucla.edu/stat/R/dae/mlogit.htm
À disposição. Walmes.
========================================================================== Walmes Marques Zeviani LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W) Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná fone: (+55) 41 3361 3573 VoIP: (3361 3600) 1053 1173 e-mail: walmes@ufpr.br twitter: @walmeszeviani homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes linux user number: 531218 ==========================================================================
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.