Meu experimento está em DBC em parcelas subdivididas, sendo o Fator A (principal), com 5 níveis e o Fator B (secundário) com 4 níveis. Com 4 blocos ou repetições. E foi realizado a campo por 3 anos consecutivos no mesmo local e nas mesmas parcelas. Fiz inúmeras avaliações e tenho problemas com diversas variáveis respostas, pois pela característica do experimento apresenta muitos zeros. Com isso não consigo obter normalidade dos dados, principalmente. Além de não conseguir adequar as outras pressuposições básicas (aditividade, normalidade, homocedasticidade e independência) mesmo utilizando transformações ótimas de Box-Cox e Potencia estabilizadora da variância de Tukey; ou ambas juntas ou várias em conjunto. O que posso fazer? Tem alguma sugestão?
Algumas dessas variáveis resposta até consigo atender as pressuposições através dessas transformações ótimas, obtendo uma diferente para casa ano. Mas não consigo usar a mesma para os 3 anos, para efetuar análise conjunta. Já que preciso usar a mesma transformação para os 3 anos para fazer a análise conjunta. É isso mesmo?  
Envio em anexo a planilha com 2 variáveis resposta que tenho mais problemas.
Uma outra dúvida que tenho para as pressuposições é que devo verifica-las nos resíduos, correto? Devo testar a normalidade de forma geral (todos os resíduos) ou ajustados ao modelo (por exemplo:
modeloMB1 <- aov(BraqEST2 ~ FatA*FatB*SAFRA+(REP:SAFRA) + Error(REP/FatA/FatB/SAFRA), data=Exp sala  r-br2013)    ). É isso mesmo?
Tenho muitas outras dúvidas, mas deixarei para faze-las posteriormente.
Estou aprendendo a utilizar essa maravilhosa ferramenta que é o R.
Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido.
Abraço,
 
Eder