
O normal é uma das poucas disrtribuicoes e a unica entre as comumente usadas na qual a variância independe da média o que permite que os modelos sejam expressos da forma Y = X\beta + E, usual na análise de modelos de análise de experimentos e de regressao. Ou seja a variabilidade da resposta fica naturalmnente expressa pela variancia de um termo de ewrro Para outras respostas como binomial (regressao logistica) poisson (reg. poisson) etc a variabilidade é dada pela outra distribuição e portanto o modelos nao pode ser escritos na forma acima Portanto, para os modelos usulamente utilizados nas analises é esta a relacao. Dai os termos linear e linear generalizado, evidenciando a relacao com a normalidade ou nao da resposta On Wed, 1 Jun 2011, Cesar Rabak wrote:
Em 1/6/2011 11:46, Paulo Justiniano escreveu:
Eduardo, Para pensar: Se os dados definitivamente e intrinsicamente não sao normais (pq o modelo linear nao se aplica) qual o sentido de se fazer um teste de normalidade...???
Para pensar II:
O quê a aplicação do modelo linear tem a ver com normalidade (ou não normalidade dos dados)?
Sds.,
-- Cesar Rabak GNU/Linux User 52247. Get counted: http://counter.li.org/ _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br