Walmes,

fiquei sem palavras =D

mas nosso colega havia pedido em poucas palavras... Acho que você excedeu! =P


Atenciosamente,
Leandro Marino
http://www.leandromarino.com.br (Fotógrafo)
http://est.leandromarino.com.br/Blog (Estatístico)
Cel.: + 55 21 9845-7707
Cel.: + 55 21 8777-7907



Em 15 de agosto de 2011 21:34, Walmes Zeviani <walmeszeviani@gmail.com> escreveu:
Vou tentar explicar.

O mendeley é:
1) um gestor de referência bibliográfica. Quando você pesquisa artigos, eveltualmente cai em sites como Scielo, Science Direct, Scopus, etc,  o mendeley é capas de retirar os metadados do artigo/livro/etc (titulo, autor, ano, periodico, número, paginas) e armazenar. Assim facilmente você é capaz de gerar, via mendeley, a citação daquele artigo. Similares ao mendeley são Zotero (plugin do firefox que já uso e é ótimo), EndNote (pago, povo do windows que gosta). Você exporta o resultado para Word, Open Office e Bibtex. Ou seja, sua referência sai pronta! Possui diversos formatos para a saída da citação (ABNT, etc).
2) um gestor de arquivos pdf. Com o mendeley você pode gerenciar seus artigos em pdf. Pelo que vi no site, você pode abrir os documentos nele e com recursos de texto (caneta marca texto, notas, sublinhado) você destaca o conteúdo importante do artigo, além de atribuir a ele informações como título, autores, palavras chaves, que facilitar reencontra-lo numa pesquisa dias depois.
3) um buscador de artigos. Pelo que percebi não é forte dele, mas ele tem um campo de busca por termos (como google) mas um pouco pobre em termos de filtro e opções avançadas.
4) um curriculo. Sim, você sobre lista as suas publicações nele assim como faz com o Lattes. Pode subir foto, endereço, trabalho, biografia, interesses, etc.
5) uma rede social. Rede social para colaboração acadêmica. Permite que você adicione pessoas e que com isso consiga colaborar na escrita de um mesmo artigo, compartilhando as referências bibliográficas que cada um conseguiu. O trabalho de um fica visível para o outro. Eu ainda não testei como é trabalhar em equipe via mendeley.
6) um miniblog. Tem uma campo de status onde você pode escrever o que pensa, enviar mensagens, etc.

Eu sempre usei o Zotero para gerar citações (de livros via amazon.com, de artigos via scopus, science direct). Achei que o mendeley fosse algo semelhante mas vi que ele oferece muito mais recursos. Recomendo fortemente para aquelas pessoas em fase de Dissertação/Tese e para aquelas que fazem colaboração com outras pessoas. O que é muito importante, o mendeley é multiplataforma, assim, eu colaboro do Linux com quem usa o "janelas". Outra: você instala ele na sua máquina e sincroniza com o conteúdo da sua conta no site, assim, tudo que eu subir para ele do trabalho pode ser descido aqui na minha casa via sincronização (isso é realmente fantástico).
Se você não conhece esse tipo de ferramenta, não tenha medo. Vá ao site, crie uma conta (é livre e pode deletar depois). Entre num site de busca de artigos e gere uma referência bibliográfica. Duvido que vá se arrepender. Aos poucos, migre para o LaTeX, depois para o Linux. Também não vai se arrepender.

==========================================================================
Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes@ufpr.br
twitter: @walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes
linux user number: 531218
==========================================================================

_______________________________________________
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.