
Caro, Minha observação foi construtiva, no sentido apenas de até querer que o R evolua, nos sentidos em que mencionei. Penso que se ninguém tivesse há pouco tempo admitido que o R não lia grandes bases de dados, o R não teria melhorado nisso. Afinal, porque não evoluir para ter point in click também, e melhorar a facilidade da linguagem de programação? Meu primeiro e-mail não teve a intenção de identificar o melhor software não, só o de identificar o grupo de softwares que atendem, pois dentro do grupo de softwares que atende de forma ampla, acho inócua a discussão de qual deles, que estão dentro desse grupo, é melhor. Até porque talvez não exista um melhor indiscutivelmente, sempre. Eu, também do grupo do R, acabo assim por me perguntar qual o propósito de defender um software por defender, sem admitir nenhuma possibilidade de melhora. Abraços, Richard Estatístico - CONRE 1 Em 16/11/12, FHRB Toledo<fernandohtoledo@gmail.com> escreveu:
Novamente,
Acredito que não só EU, como outros colegas da lista do R-Br ficam se perguntando qual o REAL objetivo dessas suas manifestações aqui para nós na lista do R-Br?
Seu primeiro email buscou fazer uma "enquete" de qual o melhor programa/linguagem/ambiente para análises estatísticas ou seja lá qual seja seu propósito... E agora esse em que, sem mais nem menos, se manifesta dessa forma!
O que espera que respondemos?
Sem mais.
att, FH
2012/11/16 Richard Santos <jamesrichardsantos@gmail.com>
O único software estatístico livre que faz todas as coisas e com bases grandes (apenas não pequenas) é o R. Os únicos softwares estatísticos não-livres que fazem todas as coisas e com grandes bases (tb não apenas com pequenas) é o SPSS e o SAS (acabei encontrando limitações no Minitab também. O Stata atende, mas com limitações de opções também).
Agora quando a instituição demonstra dificuldade em obter o SAS ou o SPSS (como agora, pela primeira vez encontrei uma assim), optei assim por adquirir o SPSS e trazer o notebook para o trabalho. Desisti de aprender o R, porque me dei conta de que o R você tem que programar para tudo, até para fazer gráficos, e isso até no SAS que antes você tinha que programar pois pelo point in click não tinha como fazer um gráfico a seu modo já se aboliu. Além do que a programação do R teria que aprender tudo agora, e não é a C que já estou acostumado. E como lembra a própria mensagem do R, "você não tem garantia de nada". E para mim que até hoje não sou especialista no R, vai demorar uma década ainda para eu fazer tudo o que eu quero rapidamente. Demora naturalmente o treinamento, por ser inclusive uma linguagem de programação e ampla.
Então vou ficar por pouco tempo na lista do R, até lá vai ser um prazer aprender, mas vou optar em breve por trazer o meu notebook com o SPSS comprado. Não vou ter tempo para aprender tudo o que preciso a contento (até lá é possível até que tenha trocado por algum motivo de instituição - para uma que tem o SPSS).
Obrigado. Abraços, Att. Richard _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.