
#Veja se ajuda. integer2binary <- function(x, min.digits=floor(logb(max(as.integer(x)), base = 2)) + 1) { xi <- int64::as.uint64(x) if(any(is.na(xi) | ((x-xi)!=0))) print(list(ERROR="x not integer", x=x)) N <- length(x) xMax <- max(int64::as.uint64(x)) ndigits <-max(min.digits,(floor(logb(xMax, base=2))+1)) Base.b <- array(NA, dim=c(N, ndigits)) for(i in 1:ndigits) { Base.b[, ndigits-i+1] <- (x %% 2) x <- (x %/% 2) } if(N ==1) Base.b[1, ] else Base.b } interessa sim Mauro. Agradeço a atenção. Atenciosamente, Fátima Nascimento Estatística - CONRE nº 9439 Mestre em Ciência e Engª de Petróleo-PPGCEP/UFRN Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engª de Petróleo- PPGCEP/UFRN
Sugiro transformar em arquivo binário, tem como fazer no R. Ele cairia para 100Mb e conseguiria rodar. Há algum tempo já tive esta rotina, caso te interesse esta solução eu posso procurar e te enviar.
prezados, boa noite.
Venho por meio deste solicitar uma dica de como fazer a leitura(importação) de uma base de dados em formato txt, com caracteres separados por ; e com 29 colunas e 1.520.171 linhas no R, de uma maneira que não perca eficiência de memória.
estou fazendo a leitura usando o comando:
(dados <- read.table("SAJ_WIN1252.txt",header=T,dec=",",sep=";"))
Como o arquivo tem 3Gb, o R demora uns 10 min para abri-lo, mas não consigo fazer mais nada porque o programa trava. Alguém teria dicas de como me ajudar?
agradeço a atenção.
Atenciosamente,
Fátima Nascimento Estatística - UFRN Mestre em Ciência e Engª de Petróleo-PPGCEP/UFRN Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engª de Petróleo- PPGCEP/UFRN
--- Este email foi escaneado pelo Avast antivírus. http://www.avast.com