Enquanto a lista é alvissareira e nos dá munição para evitar críticas ao tentar usá-lo em algum ambiente que seja mais avesso a software livre, etc., é importante ver que algumas empresas são tão usuárias do R como de todos os outros SW estatísticos, e portanto a lista acaba tendo apenas valor moral.
A Microsoft comprou a Revolution R que imediatamente a renomeou "Microsoft R". . . note-se que a dita cuja Revolution R foi fundada pelo ex dono da SPSS, que foi vendida para IBM (que passou a denominar-se comercialmente IBM SPSS Statistics), esta IBM que tem como política estar em todas e todos os lugares faz também parte do R Consortium Group. . .
Neste momento do ciclo de vida do R, é tautológico querer afirmar algo sobre ele apresentando a lista de usuários, da mesma forma que é possível, sem medo de errar de trocar as duas listas apresentadas nos links como usuárias do Linux e do Windows da Microsoft (aliás isso vale também para banco de dados Oracle e um equivalente open source como MySQL, etc.)!
Empresas de porte enorme e com ziliões de aplicações e usuários com diferentes necessidades e históricos...
Meus 0,019999...
--
Cesar Rabak