Desde já agradeço aos que puderem ajudar. Isso é muito importante pra mim.
----
> Pop = read.csv(file = "nist.csv", row.names = 1)
# Pop = meu conjunto de dados (dataset). Cada 2 colunas é uma unidade de análise, ou seja, preciso analisar os dados de duas em duas colunas. Pode-se observar que as colunas de uma unidade tem o mesmo nome, diferenciadas por .1 e .2
# Nomes = níveis de dados presentes na 1ª unidade (1ª e 2ª colunas). Vou usar isso para nomear as linhas e colunas da matriz que vem adiante.
> Nomes = levels(factor(c(Pop[,1], Pop[,2])))
# matrix ObsV = Valores observados para a 1ª unidade. Aqui, estou criando uma matriz de "0" (zeros) e depois usando um loop para preenche-la com os valores do meu dataset.
> ObsV = matrix(0, nrow = length(Nomes), ncol = length(Nomes), dimnames = list(Nomes, Nomes))
> for(i in 1:nrow(Pop[,1:2])) {
ObsV[paste(Pop[i,1]), paste(Pop[i,2])] = ObsV[paste(Pop[i,1]), paste(Pop[i,2])] + 1
}
> ObsV
# Muito simples: Leia a 1ª unidade de dados do dataset: quando aparecem na 1ª linha os valores 13 - 14 é somado +1 no spot "linha 13, coluna 14" da matriz ObsV. E assim por diante contando todos os valores observados. Então, se no spot "linha 10, coluna 14" da matrix ObsV eu tenho o valor 11, isso é porque o valor 10 - 14 apareceu 11 vezes no meu dataset.
# Isso funciona bem pra mim. Mas eu preciso fazer isso funcionar para todo o dataset de uma vez só, sempre trabalhando de duas em duas colunas. Ou seja, como tenho 30 colunas, preciso produzir 15 matrizes como a ObsV.
# Eu pensei em por esse loop dentro de outro loop como for(j in ncol(Pop)) {}, mas não to conseguindo escrever isso e também preciso saber como modificar minhas variáveis, como "N" e "Nomes" para que funcionem para todos os marcadores.
#todos os códigos acima podem ser substituídos pelos códigos abaixo, produzindo os mesmo resultados. Se for mais fácil resolver assim.