Olá, novamente!
Retomando a dúvida do colega André...
Comecei a estudar a geoestatística de fato, faz pouco. Ainda estou longe de ser um profundo conhecedor, mas acredito que já seja possível arriscar uns palpites:
Para uma primeira análise dá pra tomar a média (decendial, mensal), procurando atenuar este desbalanceamento. Por exemplo, tomando a média das estações com séries maiores que 20 anos, utilizando somente os dados a partir de 1970 (ou 1980).
Uma opção melhor seria calcular a probabilidade de ocorrência de chuvas (p. ex. 75 ou 90%) para cada localidade e usar os valores obtidos para a análise geoestatística.
É esperado que os dados de precipitação apresentem uma tendência em relação à latitude e altitude, que deve ser considerada no modelo geoestatístico ('remoção' da tendência). No caso de trabalhar com estações pluviométricas, é bastante comum que as grandes distâncias entre estações não permitam 'capturar' a variabilidade espacial e no final você acabe optando por uma interpolação mais simples, tipo 'inverso da distância'.
À medida que você for fazendo suas análises seria legal poder contar com alguém da área de clima/meteorologia para balizar os procedimentos e interpretações.
================================================
Éder Comunello
Ph.D. Student in Agricultural Systems Engineering (USP/ESALQ)
Piracicaba, SP, Brazil [22 42.7'S, 47 37.8'W]
Researcher at Embrapa Western Region AgricultureDourados, MS, Brazil [22 16.5'S, 54 49.0'W]
================================================
UTC-03:00
Em 11 de novembro de 2012 21:56, andrebvs <[hidden email]> escreveu:
Olá pessoal!
Estou iniciando os estudos em Geoestatística e não tenho muito conhecimento na área, então, sei que alguns colegas aqui trabalham na área, e se possível, gostaria de saber o seguinte:
Tenho alguns dados de totais anuais de precipitação pluviométrica de um determinado Estado, os quais estão organizados com as respectivas coordenadas em graus (Latitude, Longitude e Altitude). Cada coordenada (com o total pluviométrico), é referente à cada um dos 46 municipios do Estado. A pergunta é: o que dá pra fazer de análise com esses dados dentro da geoestatística, tendo em vista que alguns municipios vão do ano de 1911 à 1990, outros vão de 1920 a 1985, ou seja, há um certo desbalanceamento dos anos de um municipio para outro.
desde já agradeço!
Att.
André
_______________________________________________
R-br mailing list
[hidden email]
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.