
Talvez seja mais fácil vc implementar em python, e depois chamar o python do ruby? Ou então, usa o r só pra privatização mesmo e reimplementa no ruby. Abçs M Em 19/08/2013 13:35, "Fabrício Barth" <fabricio.barth@gmail.com> escreveu:
Pessoal,
Usei o algoritmo randomForest do pacote http://cran.r-project.org/web/packages/randomForest/randomForest.pdf para criar um classificador com 80% de acurácia. Quero utilizar este modelo (classificador) em ambiente de produção, integrado a uma aplicação escrita em Ruby.
Para implementar a integração eu já fiz alguns testes com:
1) RApache: http://rapache.net/ 2) Rserver: http://www.rforge.net/Rserve/doc.html 3) RinRuby: https://sites.google.com/a/ddahl.org/rinruby-users/ 4) RScript: http://stat.ethz.ch/R-manual/R-patched/library/utils/html/Rscript.html 5) R com a opção "-e EXPR" via bash do unix. 6) Exportar o modelo usando PMML ( http://journal.r-project.org/archive/2009-1/RJournal_2009-1_Guazzelli+et+al....) e importá-lo no ruby.
No entanto, nenhuma das opções é rápida e robusta o sufiente para processar 4e+09 requisições em no máximo 4 horas. Aliás, se eu fosse fazer um ranking das opções, eu diria que em primeiro lugar está "R com a opção "-e EXPR" via bash do unix", seguido por RScript, depois RinRuby e depois todas as outras alternativas.
A parte em Ruby já foi desenvolvida para processar paralelamente em várias máquinas. No entanto, o gargalo da aplicação está sendo a execução do modelo em R.
Alguém conhece alguma forma para converter um modelo preditivo em R (no caso, randomForest) para uma estrutura em C ou Ruby?
Valeu! -- Fabrício J. Barth http://fbarth.net.br http://blog.fbarth.net.br http://twitter.com/fbarth http://www.flickr.com/fbarth
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.