As taxas são normalizadas para permitir comparações entre populações diferentes, sendo de um modo geral numericamente proporções.

O uso das expressões por cento, por milhar, e no caso em tela por cem mil, visam exclusivamente evitar que se tenha que trabalhar com números quebradinhos quando essas taxas são pequenas estruturalmente.

Assim, no seu caso, a taxa de mortalidade é normalmente¹ dado por milhar ("por mil"), que sói ser abreviado por ‰. Lembrando, ainda, que essa taxa é implicitamente associada ao tempo de um ano, portanto quando se menciona uma taxa dessas, "... a taxa de mortalidade entre brancos na faixa etária 25 ⊢ 35 anos na cidade X ..." a comunicação entendida é tantos por mil por ano.

Essa taxa é denominada taxa de mortalidade específica etária.

Essas taxas são definidas por organismos que publicam as estatísticas, incluindo no nível mundial a OMS, e no Brasil o IBGE.

HTH
--
Cesar Rabak

[1] Há exceções, como a taxa de mortalidade materna que dada por cem mil nascimentos vivos (isto é, sem aborto), a taxa de suicídios, mortes por acidentes rodoviários, etc.



On Sun, May 29, 2022 at 11:27 PM Elias Carvalho por (R-br) <r-br@listas.c3sl.ufpr.br> wrote:
Boa noite

Digamos que extrai dados sobre mortalidade de uma população de certa cidade. Daí quero avaliar a taxa de mortalidade de brancos na faixa etária de 25-34 anos. Se a cidade tem 100.000 habitantes, porém brancos de 25-34 anos são apenas 50.000, eu devo normalizar a taxa de mortalidade por 100.000 ou 50.00?
_______________________________________________
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.