
Você pode tentar usar um modelo espaço-temporal de variograma, como o de Gneiting, disponível no R. Nesse caso não é necessário que você tenha os dados para toda a série de tempo. Uma boa referência é: Gneiting, T., Genton, M. G. and Guttorp, P. (2007). Geostatistical space-time models, stationarity, separability and full symmetry.<http://www.statsnetbase.com/books/6408/C5939_ch04.pdf>In Finkenstadt, B., Held, L. and Isham, V. (eds.), Statistical Methods for Spatio-Temporal Systems,<http://books.google.de/books?id=j-rtW1nVuCoC>Chapman & Hall/CRC, Boca Raton, pp. 151-175. []´s Em 11 de novembro de 2012 21:56, andrebvs <andrebvs@bol.com.br> escreveu:
Olá pessoal!
Estou iniciando os estudos em Geoestatística e não tenho muito conhecimento na área, então, sei que alguns colegas aqui trabalham na área, e se possível, gostaria de saber o seguinte:
Tenho alguns dados de totais anuais de precipitação pluviométrica de um determinado Estado, os quais estão organizados com as respectivas coordenadas em graus (Latitude, Longitude e Altitude). Cada coordenada (com o total pluviométrico), é referente à cada um dos 46 municipios do Estado. A pergunta é: o que dá pra fazer de análise com esses dados dentro da geoestatística, tendo em vista que alguns municipios vão do ano de 1911 à 1990, outros vão de 1920 a 1985, ou seja, há um certo desbalanceamento dos anos de um municipio para outro.
desde já agradeço!
*Att.* *André*
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.