
Gilbert, Boas as suas considerações. Não vou desistir não, apenas ter ciência de que não vou aprender tão rápido, por ser uma linguagem ampla, como outras. É, software todo ele é caro mesmo, rsrs, fico até me perguntando se essas empresas merecem mesmo toda essa honestidade quanto à pirataria, rsrs, desde que identifiquemos que elas também não são honestas quanto ao preço? kkk. Hipocrisia, nesses casos. Abraços, Richard Em 16/11/12, Gilbert Queiroz<gilbert_queiroz@yahoo.com.br> escreveu:
Mas, Richard, Não desista do R tão rápido assim... Pra dizer a verdade, eu fiz processo inverso. Desde que me formei em 1997 em Estatística na Uerj, sempre optei por usar o pacotes comerciais. Mas, sempre tive os problemas de ter uma versão legalizada, em virtude dos altos custos. Daí um amigo, em 2006, que estava cursando Estatística em Manaus me apresentou o R, pq na UFAM a maioria dos professores usam o R. Eu aos poucos fui pegando os macetes. Fiz um curso com o pessoal da Fiocruz, mas lá em Manaus. Tb conheci um outro Estatístico, do Hemoam que só usa R. E hoje, não troco o R por nada. Até em minhas aulas de Estatística, eu mostro para os alunos, que não são de Estatística, como se usa o R. Sei que às vezes, dependendo da urgência, fica enrolado usar o R. Sei muito bem disso. Mas a grande vantagem, é que depois que vc consegue montar seu script, vc decola... Isto que é vantajoso no R. Ahh, sem ter a preocupação de ter que renovar a licença a cada ano. Abs. Gilbert.
________________________________ De: Richard Santos <jamesrichardsantos@gmail.com> Para: r-br <r-br@listas.c3sl.ufpr.br>; STAT-MATH <STAT-MATH@yahoogrupos.com.br>; "CONRE3@yahoogrupos.com.br" <CONRE3@yahoogrupos.com.br>; "estatisticabsb@yahoogrupos.com.br" <estatisticabsb@yahoogrupos.com.br> Enviadas: Sexta-feira, 16 de Novembro de 2012 15:05 Assunto: [R-br] R versus SAS e SPSS
O único software estatístico livre que faz todas as coisas e com bases grandes (apenas não pequenas) é o R. Os únicos softwares estatísticos não-livres que fazem todas as coisas e com grandes bases (tb não apenas com pequenas) é o SPSS e o SAS (acabei encontrando limitações no Minitab também. O Stata atende, mas com limitações de opções também).
Agora quando a instituição demonstra dificuldade em obter o SAS ou o SPSS (como agora, pela primeira vez encontrei uma assim), optei assim por adquirir o SPSS e trazer o notebook para o trabalho. Desisti de aprender o R, porque me dei conta de que o R você tem que programar para tudo, até para fazer gráficos, e isso até no SAS que antes você tinha que programar pois pelo point in click não tinha como fazer um gráfico a seu modo já se aboliu. Além do que a programação do R teria que aprender tudo agora, e não é a C que já estou acostumado. E como lembra a própria mensagem do R, "você não tem garantia de nada". E para mim que até hoje não sou especialista no R, vai demorar uma década ainda para eu fazer tudo o que eu quero rapidamente. Demora naturalmente o treinamento, por ser inclusive uma linguagem de programação e ampla.
Então vou ficar por pouco tempo na lista do R, até lá vai ser um prazer aprender, mas vou optar em breve por trazer o meu notebook com o SPSS comprado. Não vou ter tempo para aprender tudo o que preciso a contento (até lá é possível até que tenha trocado por algum motivo de instituição - para uma que tem o SPSS).
Obrigado. Abraços, Att. Richard _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.