
Oi Walmes, Me desculpe, eu acabei escrevendo a função errada. A função correta é m0+(tanh(a*(x^6)+b*(x^9))^4 * c com a=1, b=0.9 e c=2. Ou:
m0 <- 0.5; a <- 1; b <- 0.9; c<- 2 curve(m0+((tanh(a*(x^6)+b*(x^9)))^4)*2, 0, 1)
Porém o erro que aparece é o mesmo.Esses valores iniciais foram os melhores que eu encontrei usando um programa gráfico. Quando aparece o erro de matriz gradiente singular, só está relacionado aos valores iniciais? Desculpe e obrigada, Michelle Em 20 de agosto de 2014 16:10, walmes . <walmeszeviani@gmail.com> escreveu:
Você está realmente segura de que a função que está propondo é capaz de descrever o sinal que o dado tem? Eu fiz o gráfico da sua função para os valores dos parâmetros que você sugere, sou seja, fiz isso
m0 <- 0.5; a <- 1; b <- 3 curve(m0+(tanh(a*x+b*(x^2)))^3, 0, 1)
Percebi que essa função tem sinal de "S", é uma sigmóide como uma logística. Já o gráfico dos seus dados tem um sinal nada semelhante à um S, parece mais um U. Então eu penso que o modelo que você está com intenção de usar não seja o apropriado. Já o erro de gradiente singular não tem haver com isso a princípio. Tente usar melhores valores iniciais, apesar de que o modelo não sendo apropriado, isso vai só retardar a ocorrência de outros erros.
À disposição. Walmes.
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.