
On 10/24/2013 09:59 AM, Adriele Giaretta Biase wrote:
Olá pessoal,
estou trabalhando com resoluções de Equações Diferenciais Ordinárias no R, usando a função ode do pacote (deSolve), método “lsoda” e também estou usando otimização do sistema de EDO usando a função optim do pacote (stats), método “L-BFGS-B”.
Quando executo a mesma programação e com o mesmo banco de dados, a predição dos parâmetros apresentam diferenças entre o R de 32 bits e o R de 64 bits.
As versões do R são as mesmas (3.01), portanto, os pacotes são os mesmos. Os resultados podem diferir mesmo usando a mesma configuração das máquina, exceto por usar 32 bits e 64 bits? Lembrando, a versão, os pacotes, a configuração da máquina, a programação e os dados são os mesmos.
O fato de usar uma máquina de 32 bits e 64 bits interfere nos resultados por estar usando esses algoritmos de aproximações numéricas?
Adriele, Desculpe-me perguntar mas qual é o tamanho do erro? A máquina de 64 bits é mais precisas porém nunca vi erros apreciáveis até hoje. Você não poderia nos dar mais informações ? []s Tura