
Essa discussão já passeou por aqui algumas vezes. Eu sei que a curva de aprendizagem do Emacs +ess é longa, mas é o editor que eu mais gosto no linux. Para tornar o processo mais tranquilo uma boa sugestão é usar o modo 'CUA' (Apenas clique em "Options">"C-x/C-c/C-v Cut and Paste (CUA)". Isto fará com que estes atalhos tão comumente utilizados para copiar e colar passem a ser reconhecidos pelo Emacs. No windows eu uso Emacs +ess ou Tinn-R. Abs, D 2011/7/18 Jose Claudio Faria <joseclaudio.faria@gmail.com>
Pedro,
O RStudio tem na retaguarda uma equipe competente e acredito bastante no futuro do projeto. Entretanto, acho que eles ainda tem muito trabalho pela frente!
GUI/IDE é uma escolha muito pessoal e costuma ir mudando com o passar do tempo e do uso. O motivo disso é que pessoas são individuais e também mudam com o tempo.
A melhor coisa a fazer é isso mesmo, perguntar a experiência de outros em grupos de discussão! No entanto, isso não substitui a experiência individual única, ou seja, testar as opções disponíveis e usar aquela que é mais flexível e confortável para você num dado momento. Felizmente na atualidade existem várias boas opções!
Eu uso assim: 1. Windows => Tinn-R ou Vim + Vim-R-plugin (ainda prefiro Tinn-R) 2. Linux => Vim + Vim-R-plugin
Gosto muito também do plugin (http://sourceforge.net/projects/rgedit/) para o Gedit e indicaria com uma boa alternativa se você não quer passar pela curva longa de aprendizado do Vim. Com os plugins certos (são muitos), assim como o Vim, o Gedit se tranforma numa IDE leve, flexível e muito poderosa.
Abs, -- ///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\ Jose Claudio Faria Estatistica - prof. Pleno UESC/DCET/Brasil joseclaudio.faria@gmail.com ///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\ _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.