
O modelo q vc empregou a-b*exp(c*X) nao e' linearizavel por meio de log() para valores gerais (seria, por exemplo, com a=0). O fato de o grafico parecer uma reta, nao quer dizer que seja uma reta... Note que se vc fizer um grafico de uma parabola e der um zoom bastante grande, eventualmente vc vera' "uma reta"... isso mostra uma caracteristica local da funcao e da' uma boa sugestao de como modelar, caso seu interesse esteja nas propriedades locais da funcao. b 2012/3/11 Fernando Antonio de souza <nandodesouza@gmail.com>:
Muito obrigado Benilton! Estou iniciando a estudar modelos não lineares e pequenos problemas de início parece se tornar grande. Mas eu fiquei com uma dúvida agora. Quando eu logaritmizo o modelo de Gompertz eu o torno linear? Pergunto isto porque no gráfico o modelo assume a forma de uma reta e acredito que errei nos valores de chute porque estava buscando uma curva que melhor se ajustasse aos dados. Acho que preciso entender mais esta questão. Mas muito obrigado mesmo! tenha um boa noite
Em 10 de março de 2012 22:08, Benilton Carvalho <beniltoncarvalho@gmail.com> escreveu:
note q nao entro na discussao da validade do modelo.... mas a questao eh a selecao dos valores iniciais... b
blah = simple[complete.cases(simple),] nls(log(PESO.FETO)~a-b*exp(-c*Gest),start=list(a=1.68,b=-24.599,c=-0.026), data=blah) curve(-10.48+6.79*exp(.003915*x), 90, 140) with(blah, points(Gest, log(PESO.FETO))) _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.