Pessoal, bom dia!

Até onde sei, a normalidade não é uma prerrogativa para os modelos geoestatísticos. Mas haveria sim uma preocupação com a simetria da distribuição dos dados, uma vez que a presença de "caudas" poderia interferir no ajustamento.  Acredito que a ideia do Box-Cox seja melhorar a distribuição dos dados, sem necessariamente normalizá-los.

Por outro lado é necessário ter estacionariedade. Quando você adiciona o efeito de tendência no modelo (trend) a ideia é tentar considerar (ou "retirar") um componente não-estacionário da série, obtendo um resíduo estacionário (retratando adequadamente  a dependência espacial), que seria apto para o ajustamento dos modelos geoestatísticos. Assim como o dado original, acredito que não deve haver pressuposto da normalidade, devendo-se atentar para a simetria da distribuição.

No caso do pH, lembrando que é uma medida de natureza logarítmica, talvez seja prudente testar lambda=0 que equivaleria à transformação logarítmica. O comando likfit() também recebe o argumento lambda, então dá pra testar a sugestão do Wagner com diferentes lambdas. Os comandos demonstram preocupação com anisotropia. É provável que o efeito seja minimizado ao considerar efeitos de tendência.

Pelo que lembro, o krige.conv retorna os valores na escala de entrada. Se você indicou o trend e lambda no modelo, eles serão considerados no ajuste, mas o resultado final já sai "transformado de volta".


================================================
Éder Comunello
Agronomist (UEM), MSc in Environ. Sciences (UEM)
DSc in Agricultural Systems Engineering (USP/Esalq)
Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa)
Dourados, MS, Brazil |<O>|
================================================
GEO, -22.2752, -54.8182, 408m
UTC-04:00 / DST: UTC-03:00




Em 2 de abril de 2016 11:07, Wagner Wolff <wwolff@usp.br> escreveu:
Olá pessoal a dúvida é a seguinte.
Preciso interpolar uma variável na qual não consegui normalizá-la pelo BoxCox(); entretanto, a análise exploratória de tendência espacial indicou um modelo para remoção da mesma; assim, passo a interpolar os resíduos deste modelo, correto?
Sendo assim, posso desconsiderar a não normalidade da variável inicial e apenas considerar a normalidade dos resíduos do modelo Trend? 
Outra questão é se realmente preciso normalizar a Variável, é plausível aceitar a normalidade dela por este gráfico abaixo? Acabei aceitando esta condição e não tive problemas na obtenção dos meus parâmetros.



​Att.
Wagner Wolff

_______________________________________________
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.