Roberto,
 
Em geral as funções relevantes do pacote grDevices (como a tiff, que você já está usando) admitem ou a definição de um parâmetro de dimensão em pixels, ou um parâmetro de resolução. Você pode aumentar o número de pixels da imagem ou, mantendo o tamanho em centímetros, aumentar a resolução em dpi.
 
Sugiro a você que foleie as funções do pacote grDevices para encontrar o que melhor lhe atenda. Se você ainda precisar de ajuda para escolher uma função, é melhor você explicar melhor para nós quais são as restrições com as quais você trabalha. Por exemplo, você está preparando um gráfico para ser submetido a um periódico que só aceita uma certa lista de formatos? Além de ghostscript, você poderia usar cairo, quartz ou X11?
 
Att,
 
Leonardo Ferreira Fontenelle
 
 
Em Sex 24 jun. 2016, às 15:32, Roberto Guevara via R-br escreveu:
Prezados e prezadas, estou pesquisando o melhor método para criar figuras no R com resolução adequada, tamanho pequeno e no formato exigido (normalmente por revistas científicas). Venho utilizando a função bitmap com o auxílio do ghostscript. Porém, em algumas ocasiões essa função não funciona, em decorrência do ghostscript, nos computadores de alguns colegas que tento ensinar a função apesar de funcionar bem no meu. Há uma maneira melhor do que a função bitmap? Para salvar figuras em formato TIFF, a função tiff já é o suficiente?
 
Obrigado pela atenção
 
--
Roberto Guevara Ferreira Lima
 
Biólogo - CRBio 6ª Região: 73146/06-D
Mestre em Zoologia
Laboratório de Ecologia e Zoologia de Vertebrados
Instituto de Ciências Biológicas
Universidade Federal do Pará
Rua Augusto Corrêa, nº 01 - Bairro: Guamá. CEP: 66075-110
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7363382159007600
_______________________________________________
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.