Caros amigos da lista.

Eu sou um iniciante no uso do R.

Depois que comecei a utilizá-lo a análise de dados ficou mais divertida e criativa. Sinto-me livre... incrível!!! O uso do Tinn-R também é um fator motivacional para mim, devido à simplicidade de uso.

Todavia, como iniciante, tenho tido algumas dificuldades em referência às atualizações do R e dos pacotes.

Certa vez atualizei o R e algumas funções/pacotes deixaram de funcionar. Quase entrei em pânico, posto que jamais pensei que a simples atualização do R pudesse causar tanto transtorno. Acabei gastando muito tempo procurando erros no script, até que alguém sugeriu que o script poderia não rodar pela simples atualização do R.

A atualização de pacotes é outro problema. Quando atualizei o R na última vez uma função que utilizava parou de funcionar. Então precisei de refazer parte importante do script.

Diante do exposto vejo que preciso ter:
1) cópia dos pacotes;
2) cópia da versão do R utilizada em cada script

É assim que vocês procedem?

É possível que o R seja melhorado/atualizado sem prejuízo no uso dos scripts?

É possível que os autores dos pacotes façam suas atualizações sem perda de funcionalidade das funções anteriormente liberadas? Ex. liberar o LSmatrix e LSmeans (informando que esta [e uma versão mais atualizada) e manter o popMeans e popMatrix? 

É querer muito? Talvez, para o expert em R estas questões sejam simplórias, e até idiotas, mas para alguns poucos (espero) simples usuários como eu estas questões são relevantes.

Luiz Roberto.



Luiz Roberto Martins Pinto
Prof. Pleno/DCET/UESC
Laboratório de Estatística Computacional
Universidade Estadual de Santa Cruz
Ilhéus-Bahia

luizroberto.uesc@gmail.com
skype: lrmpinto
http://lattes.cnpq.br/2732314327604831