
A dica esta' na descricao do proprio Matlab a respeito de como ele faz as coisas (que me faz lembrar o quao importante e' conhecer os detalhes das ferramentas que utilizamos): "If x and y are not the same length, the shorter vector is zero-padded to the length of the longer vector." b Em 23 de setembro de 2014 19:50, Daniel Marcelino <dmsilva.br@gmail.com> escreveu:
Paulo, Não sei se meu comentário vai te ajudar, mas partindo da pretensão de que as duas funções são equivalentes, valeria a pena colocar uma do lado da outra para ver no que elas diferem. Aparentemente a função ccf do R desconsidera o que "sobra".
n=0:50; N=sample(length(n)) N2=sample(length(n)/2) (ccf(N,N)) (ccf(N,N2)) (ccf(N2,N, type="covariance"))
Daniel
2014-09-23 18:11 GMT-03:00 Paulo Nogueira Starzynski <paulons@gmail.com>:
Olá colegas de lista.
Tenho em mãos um programa escrito para Matlab e estou tentando fazer uma versão para R. O projeto faz parte de uma migração de longo prazo que talvez façamos no longo prazo.
Como muitos conhecem "de vista" os registros de eletrocardiograma vou contextualizar meu problema, que consiste em detectar o instante em que ocorrem os batimentos do coração.
Tenho em mãos um script em Matlab que detecta os "picos do ECG" (que na verdade se chama complexo QRS). Ele faz isso baseado na correlação cruzada entre o vetor contendo o eletrocardiograma completo e um vetor menor contendo apenas um complexo QRS.
A função xcorr do Matlab faz "correr" o vetor menor através do maior, apontando os picos de correlação no instante da coincidência (ocorrência do complexo QRS). Estou tentando fazer o mesmo no R com através da stats:: ccf, mas sem sucesso, porque ela exige séries de tamanhos iguais.
Alguém já resolveu esse problema? Procurei bastante e não achei alternativa. Aceito sugestões e se for preciso posso enviar um CRM.
Obrigado!
================================== Paulo Nogueira Starzynski, B.Sc. Estudante de Mestrado em Fisiologia Geral Laboratório de Fisiologia Teórica (LFT) Instituto de Biociências Universidade de São Paulo
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.