Boa noite,
O limite de linhas lido no R depende também do formato do arquivo que você utilizando, por exemplo, já tive arquivos com 40-100 mil linhas que não foram lidos em .xlsx, mas em .csv leram sem problema e muito mais rápido (sem perder formatação), pois esse formato é bem mais leve. Recomendo sempre usar formatos mais leves, como .txt, .csv ou outros, dependendo do tipo de dado com que você trabalha.
No mais, reitero o que o Augusto disse, que o tamanho máximo depende da capacidade do seu computador e da complexidade da tarefa que você vai fazer, pois mesmo com relativamente poucos dados uma tarefa pode demorar muito e consequentemente exigir muito do computador - como exemplo cito uma modelagem estatística.
Espero que ajudado a solucionar sua dúvida,
Rodrigo
Em quinta-feira, 26 de abril de 2018 18:00:06 BRT, Augusto Ribas via R-br <r-br@listas.c3sl.ufpr.br> escreveu:
Acho que isso depende do tanto de RAM que você tem, se você tem um sistema de 32 bits, você vai ler menos 2^31-1 linhas no máximo talvez, mas num sistema de 64 bits, o que vai limitar mesmo é o RAM.
Ai você tem que ver o quanto cada linha gasta de memoria, por exemplo duas colunas de inteiros você vai ler mais linhas que algo com várias colunas com strings em cada coluna por exemplo. Depende muito de como são seus dados.