<div dir="ltr">OK Nei!<div><br></div><div>Veja que mesmo no <i>próprio</i> <font face="arial black, sans-serif">R</font>, dependendo do "pacote" (<i>library</i>) a análise pode vir com sinais trocados, por exemplo <font face="monospace">princomp</font>, <font face="monospace">prcomp</font>, dão resultados diferentes das da ADE, FactoMiner, etc.</div><div><br></div><div>[]</div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Wed, Dec 9, 2020 at 1:39 PM Nei por (R-br) <<a href="mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br">r-br@listas.c3sl.ufpr.br</a>> wrote:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
  
    
  
  <div bgcolor="#FFFFFF">
    <p>Bom Dia Cesar,</p>
    <p>Obrigado pelas dicas sobre PCA.</p>
    <p>Eu já tinha percebido a questão dos "sinais trocados" quando se
      usa Matlab ou Python.</p>
    <p>E obrigado por mais uma expressão latina para a minha coleção.
      :-)</p>
    <p>Um Abraço,</p>
    <p>Markos<br>
    </p>
    <br>
    <div>Em 07-12-2020 16:08, Cesar Rabak
      escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote type="cite">
      <div dir="ltr">OK Nei!
        <div><br>
        </div>
        <div>A interpretação, obviamente <i>não deveria</i> ser
          diferente em função da linguagem e implementação da técnica,
          mas na prática... há uns óbices que precisam ser levados em
          conta:</div>
        <div><br>
        </div>
        <div>1) O diagrama que indica as componentes principais pode ter
          os 'sinais trocados' nos eixos devido a forma como são
          calculados os autovetores e autovalores;<br>
          2) No caso dos biplots há três maneiras de representá-los, com
          as "flechas" neles tendo significado métrico levemente
          diferente na hora de interpretar;</div>
        <div>3) Algumas implementações oferecem mais objetos de análise
          em adição às tabelas decorrentes dos cálculos das componentes
          principais.<br>
          <br>
          Essas diferenças podem ser vistas no próprio R com as várias
          funções para produzir a análise (number crunching) e os
          gráficos em pacotes diversos.</div>
        <div><br>
        </div>
        <div>OK quanto ao latim 🤓. Nos países de língua inglesa é muito
          usada porque nos contratos "padrão" de venda essa expressão
          advinda do jargão legal caiu no uso devido à repetição em
          contratos, avisos dos órgãos de proteção ao consumidor, etc. A
          própria palavra <i>caveat </i>sozinha às vezes é usada na
          conversa cotidiana.</div>
        <div><br>
        </div>
        <div>Qtº a ficar mais chique,  existe um aforismo, em latim é
          claro sobre isso¹: QUIDQUID LATINE DICTUM SIT ALTUM VIDETUR!!</div>
        <div><br>
        </div>
        <div>[]s</div>
        <div>--</div>
        <div>Cesar Rabak</div>
        <div><br>
        </div>
        <div>[1] “O que é dito em latim soa profundo”.</div>
      </div>
      <br>
      <div class="gmail_quote">
        <div dir="ltr" class="gmail_attr">On Mon, Dec 7, 2020 at 11:34
          AM Nei por (R-br) <<a href="mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br" target="_blank">r-br@listas.c3sl.ufpr.br</a>>
          wrote:<br>
        </div>
        <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
          <div bgcolor="#FFFFFF">
            <p>Oi Cesar,</p>
            <p>Você tem razão, os links apontam para tutoriais sobre PCA
              que utilizam o Python como ferramenta computacional.<br>
            </p>
            <p>Mas eu compartilhei os links pois a pergunta se referia à
              interpretação dos resultados de PCA, e não ao uso da
              ferramenta R.</p>
            <p>E nesses tutoriais eu procurei discutir alguns conceitos
              sobre a técnica estatística, independente da ferramenta
              computacional usada, e que poderiam ser úteis para o
              Fernando.</p>
            <p>Obrigado pela expressão "caveat emptor". Aprendi mais
              uma.<br>
            </p>
            <p>Entendi como um sinônimo de "disclaimer".</p>
            <p>Vou incluir no meu site pra ficar mais "chique". :-)</p>
            <p>Um Abraço,</p>
            <p>Markos<br>
            </p>
            <br>
            <div>Em 07-12-2020 10:13, Cesar Rabak por (R-br) escreveu:<br>
            </div>
            <blockquote type="cite">
              <div dir="ltr">Só agora pude dar uma vista d'olhos nas
                referências indicadas.
                <div><br>
                </div>
                <div>Um senão (<i>caveat emptor</i>) precisa ser
                  colocado: os exemplos usam Python e não R.</div>
                <div><br>
                </div>
                <div>HTH</div>
              </div>
              <br>
              <div class="gmail_quote">
                <div dir="ltr" class="gmail_attr">On Thu, Apr 23, 2020
                  at 11:10 PM Nei por (R-br) <<a href="mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br" target="_blank">r-br@listas.c3sl.ufpr.br</a>>
                  wrote:<br>
                </div>
                <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
                  <div bgcolor="#FFFFFF">
                    <p><a href="http://www.c2o.pro.br/hackaguas/apx.html" target="_blank">http://www.c2o.pro.br/hackaguas/apx.html</a></p>
                    <p><a href="http://www.c2o.pro.br/hackaguas/apxs02.html" target="_blank">http://www.c2o.pro.br/hackaguas/apxs02.html</a><br>
                    </p>
                    <br>
                    <div>Em 22-04-2020 18:25, Fernando Souza por (R-br)
                      escreveu:<br>
                    </div>
                    <blockquote type="cite">
                      <div dir="ltr">
                        <div>Olá pessoal tudo bem</div>
                        <br>
                        <div>Estou realizando uma análise de componentes
                          principais, com o objetivo de selecionar as
                          melhores variáveis para uma análise
                          multivariada.  </div>
                        <br>
                        <div>Gostaria de uma orientação sobre a 
                          interpretação. Eu interpretei de forma
                          correta? Variáveis que possuem alta correlação
                          com um CP também estão correlacionadas entre
                          si. Isso significa que posso utilizar somente
                          uma das principais variáveis do CP1 (por
                          exemplo) para incluir no modelo multivariado?
                          No caso a variável que apresentar significado
                          para o trabalho.<br>
                        </div>
                        <div><br>
                        </div>
                        <div>Os círculos de correlação, screem plot e
                          corrplot geradas pelo Pca estão disponíveis no
                          link<br>
                        </div>
                        <div><a href="https://drive.google.com/open?id=1jS5tCX-2-qHo2Gbej00DkFQBpLztwXks" target="_blank">https://drive.google.com/open?id=1jS5tCX-2-qHo2Gbej00DkFQBpLztwXks</a></div>
                        <div><br>
                        </div>
                        <div>A interpretação que fiz foi a seguinte:</div>
                        <div><br>
                        </div>
                        <div>
                          <div>Considerei as variáveis PC,IC e Prod
                            leite (Azul no gráfico) como variável
                            suplementar quantitativa.  Baseado no
                            ScreenPlot selecionei somente 5 CP para
                            avaliação que explicaram 67,80% da variancia
                            total. Pela minha interpretação cheguei as
                            seguintes conclusões</div>
                          <br>
                          <div>Principais variáveis para cada
                            componente:</div>
                          <br>
                          <div>Consumos (CP1):
                            CMS,CMO,CPB,CEE,CCNF,CFDNcp,CFDA,CNDT,CEB,CED,CEM,CEL</div>
                          <br>
                          <div>Energia (CP2) : EB,ED,EM,EL</div>
                          <br>
                          <div>Peso (CP3): PV,PCJ,PCVZ,PCVZ075</div>
                          <br>
                          <div>Composição do Leite(CP4) : Solido e DCNF</div>
                          <br>
                          <div>Variaveis sanguíneas (CP5): PT e ALBUMINA</div>
                        </div>
                        <div><br>
                        </div>
                        <div><br>
                        </div>
                        <div><br>
                        </div>
                        <div>Segue uma descrição do trabalho para
                          compreensão. Aceito sugestões sobre a melhor
                          forma trabalhar esses dados<br>
                        </div>
                        <br>
                        <div>O banco de dados é oriundo  dois estudos
                          realizados pelo mesmo grupo de pesquisa nas
                          mesmas condições experimentais
                          (animais,instalação,dieta,manejo) e avaliaram
                          48 variáveis.</div>
                        <div>Os fatores experimentais foram<span>:</span></div>
                        <div><strong><span>Raça</span></strong><span>:</span>
                          Estudo 1 avaliou 12 animais (6 raça1 e 6 da
                          raça 2). O estudo 2 avaliou 13 animais (6 raça
                          1 e 7 raça 2)</div>
                        <div><strong>Plano nutricional:</strong>  O
                          estudo 1 avaliou os níveis (0,15,30) o estudo
                          2 avaliou os níveis (0,5,10,20)</div>
                        <div><strong>Dias em lactação-DEL</strong>
                          (medidas repetidas no tempo):  Estudo 1, dias
                          dispersos entre os períodos de 30 a 120 dias.
                          No estudo 2 os DEL foram avaliados em dias
                          entre 150 a 250 dias. </div>
                        <div><br>
                        </div>
                        <div><br>
                        </div>
                        <div>Eu realizei uma análise gráfica e não há
                          indicações de haver diferenças entre estudos,
                          o que era de certo modo esperado. Raça e DEL
                          parecem ser os fatores que afetam as variáveis
                          respostas.</div>
                        <br>
                        <br clear="all">
                        <br>
                        -- <br>
                        <div dir="ltr">
                          <div dir="ltr">
                            <div>
                              <div dir="ltr">
                                <div>
                                  <div dir="ltr">
                                    <div>
                                      <div dir="ltr">
                                        <div>
                                          <div dir="ltr"><span>=========================================<br>
                                              Fernando Souza<br>
                                              Zootecnista, DSc. Produção
                                              e Alimentação Animal<br>
                                              Celular: (31)99796-8781
                                              (Vivo)<br>
                                              <a href="mailto:e-mail%3Anandodesouza@gmail.com" target="_blank">E-mail:nandodesouza@gmail.com</a><br>
                                              Lattes: <a href="http://lattes.cnpq.br/6519538815038307" target="_blank">http://lattes.cnpq.br/6519538815038307</a><br>
                                              Blog: <a href="https://producaoanimalcomr.wordpress.com/" target="_blank">https://producaoanimalcomr.wordpress.com/</a><br>
==========================================</span></div>
                                        </div>
                                      </div>
                                    </div>
                                  </div>
                                </div>
                              </div>
                            </div>
                          </div>
                        </div>
                      </div>
                      <br>
                      <fieldset></fieldset>
                      <br>
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Leia o guia de postagem (<a href="http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia" target="_blank">http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia</a>) e forneça código mínimo reproduzível.
</pre>
                    </blockquote>
                    <br>
                  </div>
                  _______________________________________________<br>
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                  Leia o guia de postagem (<a href="http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia" rel="noreferrer" target="_blank">http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia</a>)
                  e forneça código mínimo reproduzível.<br>
                </blockquote>
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              <br>
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</pre>
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