<html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8">
</head>
<body text="#000000" bgcolor="#FFFFFF">
<p>Bom Dia Cesar,</p>
<p>Obrigado pelas dicas sobre PCA.</p>
<p>Eu já tinha percebido a questão dos "sinais trocados" quando se
usa Matlab ou Python.</p>
<p>E obrigado por mais uma expressão latina para a minha coleção.
:-)</p>
<p>Um Abraço,</p>
<p>Markos<br>
</p>
<br>
<div class="moz-cite-prefix">Em 07-12-2020 16:08, Cesar Rabak
escreveu:<br>
</div>
<blockquote type="cite"
cite="mid:CAKrF98mES_0QO62vdcvGDVpPTuVA8WOFd3TNQ-3sQg++PVHhKA@mail.gmail.com">
<div dir="ltr">OK Nei!
<div><br>
</div>
<div>A interpretação, obviamente <i>não deveria</i> ser
diferente em função da linguagem e implementação da técnica,
mas na prática... há uns óbices que precisam ser levados em
conta:</div>
<div><br>
</div>
<div>1) O diagrama que indica as componentes principais pode ter
os 'sinais trocados' nos eixos devido a forma como são
calculados os autovetores e autovalores;<br>
2) No caso dos biplots há três maneiras de representá-los, com
as "flechas" neles tendo significado métrico levemente
diferente na hora de interpretar;</div>
<div>3) Algumas implementações oferecem mais objetos de análise
em adição às tabelas decorrentes dos cálculos das componentes
principais.<br>
<br>
Essas diferenças podem ser vistas no próprio R com as várias
funções para produzir a análise (number crunching) e os
gráficos em pacotes diversos.</div>
<div><br>
</div>
<div>OK quanto ao latim 🤓. Nos países de língua inglesa é muito
usada porque nos contratos "padrão" de venda essa expressão
advinda do jargão legal caiu no uso devido à repetição em
contratos, avisos dos órgãos de proteção ao consumidor, etc. A
própria palavra <i>caveat </i>sozinha às vezes é usada na
conversa cotidiana.</div>
<div><br>
</div>
<div>Qtº a ficar mais chique, existe um aforismo, em latim é
claro sobre isso¹: QUIDQUID LATINE DICTUM SIT ALTUM VIDETUR!!</div>
<div><br>
</div>
<div>[]s</div>
<div>--</div>
<div>Cesar Rabak</div>
<div><br>
</div>
<div>[1] “O que é dito em latim soa profundo”.</div>
</div>
<br>
<div class="gmail_quote">
<div dir="ltr" class="gmail_attr">On Mon, Dec 7, 2020 at 11:34
AM Nei por (R-br) <<a
href="mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br"
moz-do-not-send="true">r-br@listas.c3sl.ufpr.br</a>>
wrote:<br>
</div>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px
0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
<div bgcolor="#FFFFFF">
<p>Oi Cesar,</p>
<p>Você tem razão, os links apontam para tutoriais sobre PCA
que utilizam o Python como ferramenta computacional.<br>
</p>
<p>Mas eu compartilhei os links pois a pergunta se referia à
interpretação dos resultados de PCA, e não ao uso da
ferramenta R.</p>
<p>E nesses tutoriais eu procurei discutir alguns conceitos
sobre a técnica estatística, independente da ferramenta
computacional usada, e que poderiam ser úteis para o
Fernando.</p>
<p>Obrigado pela expressão "caveat emptor". Aprendi mais
uma.<br>
</p>
<p>Entendi como um sinônimo de "disclaimer".</p>
<p>Vou incluir no meu site pra ficar mais "chique". :-)</p>
<p>Um Abraço,</p>
<p>Markos<br>
</p>
<br>
<div>Em 07-12-2020 10:13, Cesar Rabak por (R-br) escreveu:<br>
</div>
<blockquote type="cite">
<div dir="ltr">Só agora pude dar uma vista d'olhos nas
referências indicadas.
<div><br>
</div>
<div>Um senão (<i>caveat emptor</i>) precisa ser
colocado: os exemplos usam Python e não R.</div>
<div><br>
</div>
<div>HTH</div>
</div>
<br>
<div class="gmail_quote">
<div dir="ltr" class="gmail_attr">On Thu, Apr 23, 2020
at 11:10 PM Nei por (R-br) <<a
href="mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br"
target="_blank" moz-do-not-send="true">r-br@listas.c3sl.ufpr.br</a>>
wrote:<br>
</div>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px
0px 0.8ex;border-left:1px solid
rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
<div bgcolor="#FFFFFF">
<p><a
href="http://www.c2o.pro.br/hackaguas/apx.html"
target="_blank" moz-do-not-send="true">http://www.c2o.pro.br/hackaguas/apx.html</a></p>
<p><a
href="http://www.c2o.pro.br/hackaguas/apxs02.html"
target="_blank" moz-do-not-send="true">http://www.c2o.pro.br/hackaguas/apxs02.html</a><br>
</p>
<br>
<div>Em 22-04-2020 18:25, Fernando Souza por (R-br)
escreveu:<br>
</div>
<blockquote type="cite">
<div dir="ltr">
<div>Olá pessoal tudo bem</div>
<br>
<div>Estou realizando uma análise de componentes
principais, com o objetivo de selecionar as
melhores variáveis para uma análise
multivariada. </div>
<br>
<div>Gostaria de uma orientação sobre a
interpretação. Eu interpretei de forma
correta? Variáveis que possuem alta correlação
com um CP também estão correlacionadas entre
si. Isso significa que posso utilizar somente
uma das principais variáveis do CP1 (por
exemplo) para incluir no modelo multivariado?
No caso a variável que apresentar significado
para o trabalho.<br>
</div>
<div><br>
</div>
<div>Os círculos de correlação, screem plot e
corrplot geradas pelo Pca estão disponíveis no
link<br>
</div>
<div><a
href="https://drive.google.com/open?id=1jS5tCX-2-qHo2Gbej00DkFQBpLztwXks"
target="_blank" moz-do-not-send="true">https://drive.google.com/open?id=1jS5tCX-2-qHo2Gbej00DkFQBpLztwXks</a></div>
<div><br>
</div>
<div>A interpretação que fiz foi a seguinte:</div>
<div><br>
</div>
<div>
<div>Considerei as variáveis PC,IC e Prod
leite (Azul no gráfico) como variável
suplementar quantitativa. Baseado no
ScreenPlot selecionei somente 5 CP para
avaliação que explicaram 67,80% da variancia
total. Pela minha interpretação cheguei as
seguintes conclusões</div>
<br>
<div>Principais variáveis para cada
componente:</div>
<br>
<div>Consumos (CP1):
CMS,CMO,CPB,CEE,CCNF,CFDNcp,CFDA,CNDT,CEB,CED,CEM,CEL</div>
<br>
<div>Energia (CP2) : EB,ED,EM,EL</div>
<br>
<div>Peso (CP3): PV,PCJ,PCVZ,PCVZ075</div>
<br>
<div>Composição do Leite(CP4) : Solido e DCNF</div>
<br>
<div>Variaveis sanguíneas (CP5): PT e ALBUMINA</div>
</div>
<div><br>
</div>
<div><br>
</div>
<div><br>
</div>
<div>Segue uma descrição do trabalho para
compreensão. Aceito sugestões sobre a melhor
forma trabalhar esses dados<br>
</div>
<br>
<div>O banco de dados é oriundo dois estudos
realizados pelo mesmo grupo de pesquisa nas
mesmas condições experimentais
(animais,instalação,dieta,manejo) e avaliaram
48 variáveis.</div>
<div>Os fatores experimentais foram<span>:</span></div>
<div><strong><span>Raça</span></strong><span>:</span>
Estudo 1 avaliou 12 animais (6 raça1 e 6 da
raça 2). O estudo 2 avaliou 13 animais (6 raça
1 e 7 raça 2)</div>
<div><strong>Plano nutricional:</strong> O
estudo 1 avaliou os níveis (0,15,30) o estudo
2 avaliou os níveis (0,5,10,20)</div>
<div><strong>Dias em lactação-DEL</strong>
(medidas repetidas no tempo): Estudo 1, dias
dispersos entre os períodos de 30 a 120 dias.
No estudo 2 os DEL foram avaliados em dias
entre 150 a 250 dias. </div>
<div><br>
</div>
<div><br>
</div>
<div>Eu realizei uma análise gráfica e não há
indicações de haver diferenças entre estudos,
o que era de certo modo esperado. Raça e DEL
parecem ser os fatores que afetam as variáveis
respostas.</div>
<br>
<br clear="all">
<br>
-- <br>
<div dir="ltr">
<div dir="ltr">
<div>
<div dir="ltr">
<div>
<div dir="ltr">
<div>
<div dir="ltr">
<div>
<div dir="ltr"><span>=========================================<br>
Fernando Souza<br>
Zootecnista, DSc. Produção
e Alimentação Animal<br>
Celular: (31)99796-8781
(Vivo)<br>
<a
href="mailto:e-mail%3Anandodesouza@gmail.com"
target="_blank"
moz-do-not-send="true">E-mail:nandodesouza@gmail.com</a><br>
Lattes: <a
href="http://lattes.cnpq.br/6519538815038307"
target="_blank"
moz-do-not-send="true">http://lattes.cnpq.br/6519538815038307</a><br>
Blog: <a
href="https://producaoanimalcomr.wordpress.com/"
target="_blank"
moz-do-not-send="true">https://producaoanimalcomr.wordpress.com/</a><br>
==========================================</span></div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
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<fieldset></fieldset>
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<pre>_______________________________________________
R-br mailing list
<a href="mailto:R-br@listas.c3sl.ufpr.br" target="_blank" moz-do-not-send="true">R-br@listas.c3sl.ufpr.br</a>
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Leia o guia de postagem (<a href="http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia" target="_blank" moz-do-not-send="true">http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia</a>) e forneça código mínimo reproduzível.
</pre>
</blockquote>
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</div>
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href="https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br"
rel="noreferrer" target="_blank"
moz-do-not-send="true">https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br</a><br>
Leia o guia de postagem (<a
href="http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia"
rel="noreferrer" target="_blank"
moz-do-not-send="true">http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia</a>)
e forneça código mínimo reproduzível.<br>
</blockquote>
</div>
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Leia o guia de postagem (<a href="http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia" target="_blank" moz-do-not-send="true">http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia</a>) e forneça código mínimo reproduzível.
</pre>
</blockquote>
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