[R-br] Desempenho de modelo geepcak::geeglm

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Qui Nov 30 16:44:47 -03 2023

Salve irmaos de R,

Estou aqui pra perguntar para os que tem alguma familiaridade com modelos
longitudinais o seguinte:

1-Tenho lido alguns relatórios de pesquisa em que são apresentados modelos
longitudinais mas medidas de desempenho (qualidade do ajuste, erros de
previsão, calibração, etc) não são apresentados. Há alguma discussão de
fazer ou não fazer estimativas de ajuste em modelos longitudinais (algo
como R2, slope e intercepto)? Alguem recomenda alguma literatura pra isso?

2-Acabei ajustando um modelo com os meus dados como modelo_final <-
geeglm(...), fucei mas não encontrei nada dentro do geepack que consiga
extrair alguma medida de qualidade de ajuste a partir do objeto do modelo.
Alguém consegue me recomendar alguma função que faria esse esforço se for
pertinente (dúvida da pergunta 1, lembrando que o modelo é linear, ou seja,
o desfecho é uma escala contínua)?

Abraço forte e que a força esteja sempre com todos.

Pedro Brasil