[R-br] Cluster - agrupar grupos de pessoas

Chiara Lubich lubichchiara em gmail.com
Ter Jan 17 15:32:55 -03 2023

Boa tarde, pessoal

Estou com dificuldade para entender como fazer para juntar os dados e
formar grupos na análise e mostrar graficamente isso.

Estou usando o seguinte banco de dados: encr.pw/Gs0ZK

Estou usando o seguinte comando:
dac<-read.table("clipboard",sep="\t", header=T, dec=".", row.names=1)
dac
attach(dac)
# Ward Hierarchical Clustering
d<-vegdist(dac[,-1],distance="jaccard")# distance matrix
fit <- hclust(d, method="ward.D2")
plot(fit) # display dendogram
groups <- cutree(fit, k=5) # cut tree into 5 clusters
# draw dendogram with red borders around the 5 clusters
rect.hclust(fit, k=5, border="red")

que gera esse gráfico:
[image: image.png]
No entanto, queria que formasse de acordo como nome dos grupos, semelhante
a esse gráfico, mas em função dos meus dois atores avaliados (pescador e
comunidade).
[image: image.png]
Só que no meu caso, ao invés de ser as cidades, são os grupos de pessoas.

Aos que puderem ajudar eu agradeço

Muito obrigada

Abraços,