[R-br] (sem assunto)

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Seg Maio 30 10:21:03 -03 2022

As taxas são normalizadas para permitir comparações entre populações
diferentes, sendo de um modo geral numericamente *proporções*.

O uso das expressões por cento, por milhar, e no caso em tela por cem mil,
visam exclusivamente evitar que se tenha que trabalhar com números
quebradinhos quando essas taxas são pequenas estruturalmente.

Assim, no seu caso, a taxa de mortalidade é normalmente¹ dado por milhar
("por mil"), que sói ser abreviado por ‰. Lembrando, ainda, que essa taxa é
implicitamente associada ao tempo de um ano, portanto quando se menciona
uma taxa dessas, "... a taxa de mortalidade entre brancos na faixa etária
25 ⊢ 35 anos na cidade X ..." a comunicação entendida é tantos por mil por
ano.

Essa taxa é denominada *taxa de mortalidade específica etária*.

Essas taxas são definidas por organismos que publicam as estatísticas,
incluindo no nível mundial a OMS, e no Brasil o IBGE.

HTH
--
Cesar Rabak

[1] Há exceções, como a taxa de mortalidade *materna* que dada por cem mil
nascimentos vivos (isto é, sem aborto), a taxa de suicídios, mortes por
acidentes rodoviários, etc.