[R-br] factoextra - Erro na instalação

Toni toni.arb em gmail.com
Ter Mar 8 10:42:39 -03 2022

Olá Pessoal!!!

Agradeço pelo aceite na lista, estou começando os estudos com o R e
utilizando o Rstudio para compor as necessidades gráficas sobre as
discussões que venho tendo nas pesquisas mas estou tentando instalar o
pacote *factoextra* para obter resultados sobre clusterização mas não estou
conseguindo instalar, tentei:

install.packages("factoextra")
Erro:
  installation of package ‘factoextra’ had non-zero exit status

Ao carregar o pacote:

library(factoextra)
Error in library(factoextra) : there is no package called ‘factoextra’

Ao tentar instalar por Tools -> Install Packages:
Aparece o mesmo erro.

Peguei o arquivo tar.gz em:
‘/tmp/RtmpPqouSy/downloaded_packages’
E tento instalar pelo Rstudio e nada

E para finalizar, baixei o pacote *r-cran-factoextra_1.0.7-2_all.deb*
Quando tento instalar aparece um erro com várias dependências

Problemas com dependências impedem a configuração de r-cran-factoextra:
 r-cran-factoextra depende de r-cran-ggplot2 (>= 2.2.0); porém:
  Pacote r-cran-ggplot2 não está instalado.
 r-cran-factoextra depende de r-cran-abind; porém:
  Pacote r-cran-abind não está instalado.
 r-cran-factoextra depende de r-cran-dendextend; porém:
  Pacote r-cran-dendextend não está instalado.
 r-cran-factoextra depende de r-cran-factominer; porém:
  Pacote r-cran-factominer não está instalado.
 r-cran-factoextra depende de r-cran-ggpubr (>= 0.1.5); porém:
  Pacote r-cran-ggpubr não está instalado.
 r-cran-factoextra depende de r-cran-reshape2; porém:
  Pacote r-cran-reshape2 não está instalado.
 r-cran-factoextra depende de r-cran-ggrepel; porém:
  Pacote r-cran-ggrepel não está instalado.
 r-cran-factoextra depende de r-cran-tidyr; porém:
  Pacote r-cran-tidyr não está instalado.

Estou usando:
SO Debian 10
R version 4.1.2 (2021-11-01)
RStudio 2022.02.0 Build 443

Alguma sugestão de como posso resolver esse problema?
Algum repositório que eu possa adicionar para contornar esse problema de
dependência?
Já fiz várias pesquisas mas ainda não consegui encontrar uma solução.

Grato!!!
Toni