[R-br] Dados com ausência de valores para determinadas variáveis e colineariade entre

Marcelo Laia marcelolaia em gmail.com
Qui Maio 20 15:18:57 -03 2021

Colegas,

Tenho um conjunto de dados conforme modelo abaixo:

Genotipo	Tratamento	Repeticao	Composto1	Composto2	Composto3	Composto4
C13	Resistente	SI	R1	0,04	8,77	0
C13	Resistente	SI	R2	0	8,67	0
C13	Resistente	SI	R3	0	7,99	0
C13	Resistente	CI	R1	0,04	33,83	0
C13	Resistente	CI	R2	0,02	6,68	0
C13	Resistente	CI	R3	0	7,32	0
C08	Resistente	SI	R1	0,01	30,48	0,04
C08	Resistente	SI	R2	0	22,83	0
C08	Resistente	SI	R3	0	30,66	0
C08	Resistente	CI	R1	0	30,19	0
C08	Resistente	CI	R2	0	26,69	0
C08	Resistente	CI	R3	0	33,55	0
C17	Suscetível	SI	R1	0,08	16,94	0
C17	Suscetível	SI	R2	0,06	22,3	0
C17	Suscetível	SI	R3	0,07	17,19	0
C17	Suscetível	CI	R1	0,05	17,72	0
C17	Suscetível	CI	R2	0,05	19,46	0
C17	Suscetível	CI	R3	0,13	30,15	0
C11	Suscetível	SI	R1	0,04	30,03	0
C11	Suscetível	SI	R2	0	38,64	0
C11	Suscetível	SI	R3	0,06	42,59	0
C11	Suscetível	CI	R1	0,04	36,96	0
C11	Suscetível	CI	R2	0	49,7	0
C11	Suscetível	CI	R3	0	37,67	0,06

Esse exemplo está disponível no endereço:
https://www.dropbox.com/s/izccqoifwnjkdlu/Exemplo.csv

Genotipo - diferentes genótipos, incluindo plantas resistentes e
suscetíveis

Tratamento - SI = sem inoculação; CI = com inoculação

Repeticao - R1 = planta 1; R2 = planta 2; R3 = planta 3

Composto1 a Composton = valor aferido (medido) nas folhas de cada
planta para o respectivo composto

Interesse:

1. verificar quais compostos são produzidos em função da inoculação (CI
vs SI)

2. verificar quais compostos são produzidos em função do Estado
(Resistente vs Suscetível)

3. verificar se o Genotipo interfere na produção de determinado
composto (composto específico a um dado Genotipo)

4. verificar se os demais genótipos diferem do E. camaldulensis.

O valor 0 (zero) para um determinado composto não significa zero, mas,
significa que aquele composto não foi encontrado naquela planta
(repetição). Logo, 0 significa NA.

A minha ideia é analisar composto a composto separadamente. Tenho 117
compostos.

Modelo que tentei usar:

dados02 <- read.table(url("https://www.dropbox.com/s/izccqoifwnjkdlu/Exemplo.csv?dl=1"), sep="\t", header=TRUE, dec=",")

dados02

fit02 <- lm(Composto1 ~ Genotipo * Estado * Tratamento, data=dados02)

summary(fit02)

Aparece o seguinte erro:

Coefficients: (9 not defined because of singularities)

Pelo que li, parece que a variável é colinear ou possui correlação. Não
sei como resolver.

Outras perguntas:

A minha abordagem está apropriada? Terei que rodar as 117?

Existe uma maneira mais adequada de responder às quatro perguntas
acima? Principalmente a 1 e 2? Gráficos?

Obrigado!

--
Marcelo