[R-br] Um preditor e vários resultados

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Seg Jun 21 15:58:37 -03 2021

BT Elias,

Teu amigo é um grande amigo e vou aproveitar o gancho e explicar que você
incorre num grande problema ao fazer a busca de 54 possíveis resultados
contra um preditor:

Denomina-se o problema das comparações repetidas ou a inflação dos erros de
testes de família.

Fazer uma regressão logística binária onde o NMM fosse *desfecho* (ou seja
ela seria a *var* *dependente*) e os 54 diagnósticos seria as variáveis
independentes inverte a direção da causalidade, e só tem um uso muito
pequeno na análise posto que uma eventual significância estatística poderia
ser usada para investigações ulteriores, mas ainda assim, com 54 variáveis
e 272 casos (vc ñ menciona a prevalência do NMM) de cara aposto que não há
casos suficientes para tanto diagnóstico.

Ademais com 54 diagnósticos, antes de seguir haveria de se fazer a pergunta
se não há "colinearidade" entre eles, ou como são dicotômicas, associações
duas a duas entre elas, e na contrapartida alguns desses diagnósticos
poderiam ser importantes quando aparecem simultaneamente (cofatores no
sentido etiológico) que aumentaria a quantidade de possíveis comparações....

Outrossim, a menos que esses 272 casos sejam muito balanceados em relação à
condição sob estudo (NMM, se eu entendo corretamente), haveria ainda que
examinar a anamnese dessas mães para ver se não condições confundidoras
desbalanços de ordem demográficas e outros fatores que já possam ser
conhecidos para cada um dos diagnósticos *antes* de querer incluir no "rol
dos suspeitos" a NMM como condição explicativa dos diagnósticos.

HTH